sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Não se desespere se um arquivo seu sumir!!


Aposto como você já se fez esta pergunta: cadê o arquivo que tava aqui?????

E o pior é que isso acontece geralmente com arquivos muito importantes, que não tem backup, e que você precisa pra ontem. Certo?? E para quem é da área de informática ou suporte, e pensa que isso só acontece com usuários desatentos um recadinho: você está errado!! São deslizes que acontecem com qualquer mortal, até o mais atento dos atentos, não adianta. Aconteceu com esta que vos escreve...

Estava com um arquivo de um trabalho da faculdade tão importante, tão importante, que eu terminei de editá-lo, salvei no HD, no pendrive, no Google Docs e fui tranquila pra casa. No dia seguinte fui abrir o tal arquivo. Ele estava lá, bonitinho, do jeito que eu havia feito no dia anterior. Era só abrir, imprimir e entregar no dia seguinte ao professor. Minha surpresa ao abrir: onde estão as milhares de modificações que eu fiz ontem?? Meu primeiro pensamento: devo ter aberto o arquivo errado. Okeeeeeeeeeey. Abri o Windows Explorer. O nome está correto. Devo ter
copiado para outra pasta, mando localizar pelo nome, dentro da pasta e suas subpastas. Nenhum resultado. No pendrive todo. Só existe aquele arquivo que eu acabei de abrir (desatualizado!!). Começa o frio na barriga... Procuro no drive C: todo, no D: todo, abro o arquivo do Google Docs......... todos os arquivos iguais ao que eu abri primeiramente. Aí sim, começa o meu desespero. O que que eu fiz, meu Deus do Céu?!?! Verifico o horário do arquivo, dia anterior 9:14am (pra você ver, o trauma foi tão grande que eu gravei o horário!!). Sentei e chorei. E não consegui raciocinar o que eu tinha feito, não consegui visualizar passo-a-passo os meus procedimentos do dia anterior. Dei um tempo, alguns telefonemas, fui lanchar. Voltei para o micro e o arquivo lá, paradinho. Nenhum milagre havia acontecido. Perdi as contas de quantas vezes eu mandei localizar o bendito do arquivo. Entreguei os pontos... comecei então a tentar me lembrar quais alterações havia feito e pensei: não tem jeito, vou ter que fazer tudo de novo. E para agravar a situação eu tinha uma prova no dia da entrega do trabalho, e não me restaria nenhum tempo para estudar o que faltava (sempre deixo pra última hora, não tem jeito... rs). Comecei as primeiras linhas, muito revoltada da vida... mas vamos lá. Antes de terminá-la, lembrei-me de "recorrer aos universitários". Liguei para meu amigo Nei (sou muuuuuuuuuuuuuito grata a ele, estou devendo um chopp a ele) e suas primeiras palavras: só o FBI salva. Adorei né. Eu ali precisando de um ombro amigo e ele me massacra ainda mais. Mas mesmo assim pediu que eu levasse o tal pendrive pra ele, vamos ver o que podemos fazer e tal... Ele baixou o programa Avira Unerase Personal e - juro - levou somente 2 minutos. Lá estava o meu arquivo, do dia anterior às 16:44pm (eu também gravei este horário!!) salvo, bonitinho, intacto, brilhando pra mim!! Naquele momento quase chorei de novo... de felicidade. Daí resolvi compartilhar essa alegria no meu blog.

O programa "milagroso" pode ser baixado do site

Muito fácil de instalar. Você instala, abre o programa e seleciona em qual drive está o arquivo que você quer recuperar (pode ser no HD ou no pendrive). A seguinte tela aparece:


Você tenta localizar o arquivo pelo nome. Atenção, pois o nome fica meio truncado, algumas vezes aparece com um ~ no ínicio do nome ou algo do tipo. O horário do arquivo também pode ajudar, caso você se lembre do último horário que você viu o seu arquivo "vivo" pela última vez. Selecione o arquivo e clique em "Unerase". Selecione o caminho que quer salvar o arquivo e clique em OK. Cruze os dedinhos e abra o arquivo recuperado. No meu caso eu não havia deletado o arquivo do pendrive. Eu simplesmente tinha salvo o arquivo da versão anterior por cima do mais atual, com o mesmo nome e ele recuperou perfeitamente. Fantástico. Salvou meu dia!! ;-)

Boa dica não?
Bjs,

Andy

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Erro 81000306 no Windows Live Messenger

Instalei recentemente (acho que estou um pouco atrasada!!) o Microsoft Windows 7 Professional no meu micro e me deparei com o erro acima,
ao tentar acessar o Windows Live Messenger (antigo MSN). Primeiramente precisei baixá-lo do site da Microsoft, uma eternidade da minha casa com minha super conexão banda larga... Sem contar que ele vem com vários "penduricalhos". Na verdade o que instalei foi o Windows Live Essentials, que traz aplicativos da Microsoft como Galeria de fotos, Movie Maker, Windows Live Proteção para a família, etc. Vale a pena verificar antes de instalar essas opções que muitas vezes não utilizamos. Depois de instalar e tentar acessar meu messenger... erro 81000306, entre em contato com o adminstrador, bla bla bla. Ops, mas eu sou o Administrador!! 8-)

Encontrei no site abaixo uma solução para este erro:
http://messenger-support.spaces.live.com/blog/cns!8B3F39C76A8B853F!13932.entry

Ele pediu para fazer um pequeno teste, acessando os sites:
http://status.messenger.msn.com/Status.aspx
https://www.microsoft.com
Passei no primeiro teste. Depois pede para verificar configurações de proxy, ok. Desabilitar o auto tunning, caso fosse Windows Vista. O meu era Windows 7, mas mesmo assim executei o procedimento. Entrei no prompt de comando (Iniciar - Acessórios - clicar com o botão direito do mouse em Prompt de Comando, Executar como Administrador) e dei o comando "netsh interface tcp set global autotuninglevel=disabled". Pronto! Consegui acessar finalmente.

Mas não me contentei, e fiquei curiosa para saber o que é esse tal de Auto Tunning. Eis o que encontrei.

Os dados na internet são transportados em pacotes a partir de determinados protocolos, e um deles é o TCP. O cabeçalho TCP usa um campo de 16 bits, e desta forma o tamanho máximo da janela TCP é 2^16 = 65KBytes. Porém existe um recurso chamado "Windows Scale" que visa aumentar este tamanho para até 2^30 = 1GByte, de modo a tornar esta transimssão de dados mais eficiente. Para que isso funcione, é preciso que os ativos de rede (placa de rede, roteador, etc.) utilizados sejam compatíveis com esta opção (vide RFC 1323). Esta diferença no tamanho da RWIN (Receive Window Size) pode acarretar instabilidade em alguns serviços da internet, como o caso do Windows Live Messenger. Por este motivo, deve ser desabilitado. Para voltar ao padrão do Windows, deve-se digitar o comando "netsh interface tcp set global autotuninglevel=normal".

Maiores informações no site:
http://www.ietf.org/rfc/rfc1323.txt

Bjs,

Andy

Navegadores de Internet


Já se foi o tempo em que ficávamos presos a um só navegador de internet... :-)

Hoje podemos escolher dentre os diversos que estão por aí no mercado. Dentre eles podemos contar com o Internet Explorer (Microsoft), Google Chrome (Google), Mozilla Firefox (Mozilla) e Safari (Apple). Em pesquisa recente foi constatado que o uso do Internet Explorer vem caindo a cada dia, enquanto que o Google Chrome é o navegador que está em alta. Eu particularmente utilizo o Chrome nos meus computadores,e tenho gostado muito. Mas tenho todos eles instalados. A grande maioria dos sites ainda são construídos de forma a serem totalmente compatíveis com o Internet Explorer, o que significa que ao abrir determinados sites, se você der de cara com uma mensagem estranha... ou se o site abrir sem algumas funcionalidades e figuras... essas coisas estranhas da internet... tente abrir com o IE. Provavelmente você irá conseguir visualizar o site sem problemas. Também tenho usado bastante o Mozilla Firefox, muito bom. O único que vou ficar devendo uma opinião é o Safari. Usei poucas vezes.

Uma coisa temos que concordar: é ótimo ter opções, não é mesmo?

Confira as páginas de download dos navegadores:

http://www.apple.com/br/safari/download

http://br.mozdev.org/download

http://www.google.com.br/chrome?platform=mac&hl=pt-BR

Bjs,

Andy

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Faça seu backup – Windows 7

Item muito importante para nós, que não sabemos mais viver sem nossos tão preciosos dados do computador pessoal!!!!! O melhor e mais recomendado é fazer o quanto antes, porque senão... vai que... :-)

Antes de iniciar, você precisa tomar algumas decisões. Em primeiro lugar você deve saber que existem 2 formas de fazê-lo. Uma delas é deixar que o próprio Windows escolha as pastas que são mais importantes para incluir na cópia (como seu perfil do Windows, pasta Meus Documentos, que inclui Minhas Imagens, Minhas Músicas, etc) e a outra é você mesmo escolher quais pastas copiar. Esta segunda é recomendável apenas para usuários mais experientes. O backup deve ser feito, preferencialmente, em outra unidade de disco, diferente da unidade do seu sistema. Em outras palavras, seu Windows é instalado no seu drive C: e você deve escolher ou outro HD (drive D:, E: , etc.), ou um HD externo, ou um DVD ou até mesmo um pen drive (com espaço disponível, é claro!!) para copiar os seus dados. Conecte o dispositivo que irá receber os dados antes de iniciar o sistema de backup e observe qual letra ele irá utilizar. O Windows irá fazer o primeiro backup de forma completa, e mais demorada. Os demais serão somente backup´s incrementais, ou seja, o Windows irá fazer uma varredura e copiará somente os arquivos que sofrerem mudanças desde o backup anterior, e por este motivo os backup´s posteriores serão mais rápidos.

Agora vamos ao que interessa.
  • Clique em IniciarPainel de ControleSistema e ManutençãoBackup e Restauração
  • Na primeira vez que for fazer o backup, clique em Configurar Backup
  • Escolha onde o backup será feito (aparecerá uma lista somente com as opções disponíveis). Selecione a opção desejada e clique em Avançar
  • Agora selecione qual das 2 formas de backup deseja, conforme explicação anterior e clique em Avançar
  • Caso você escolha a segunda opção, uma tela irá aparecer, visualizando todas as suas pastas e te dará a opção de selecionar as pastas que quiser incluir na cópia. Após esta escolha, clique em Avançar
  • Clique em Alterar Agendamento e verifique qual o melhor horário para realizá-lo. Obs: o backup pode ser agendado semanalmente, mensalmente, ou pelo período que desejar.
  • Por último clique em Salvar configurações e executar backup. O backup inicial será automaticamente iniciado.
Agora é mãos à obra!!

Bjs,

Andy

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Cuidado com o "lixo" na internet

Você já notou como encontramos "lixo" na internet? Não estou me referindo ao sentido real da palavra "lixo", mas sim à quantidade infinita de bobagens que temos disponível e ao alcance de todos!! É bem verdade que seria muito difícil vivermos sem ela, mas precisamos ter muito cuidado, principalmente com o que divulgamos por email. Recebi esses dias uma mensagem contra o PT, dizendo que pessoas ligadas ao MST estavam roubando ovos de tartarugas no Rio Solimões, que era um absurdo, divulguem pra todos da sua lista, salvem o planeta, etc etc etc. Fala sério. Já desconfiei na primeira linha, aliás, no assunto da mensagem. E resolvi investigar. Até que o Mr. Google me indicou o seguinte link:
http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1591404-15607-227,00.html
Resultado: mais um boato!! E este é somente mais um deles. Outro tipo muito comum são aquelas mensagens envolvendo pessoas desaparecidas. Recebi um desses outro dia e resolvi mandar um email para a pessoa de contato. A resposta foi que a menina já havia sido encontrada, que agradecia e tal. Imediatamente repassei para a pessoa que havia me enviado aquela mensagem, e ela se desculpou e repassou a informação adiante. Isso é que é importante!! Temos que fazer isso para acabar, ou pelo menos diminuir ;-) o número de spam e corrente que existe por aí. Combinado??

Bjs,

Andy