sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Não se desespere se um arquivo seu sumir!!


Aposto como você já se fez esta pergunta: cadê o arquivo que tava aqui?????

E o pior é que isso acontece geralmente com arquivos muito importantes, que não tem backup, e que você precisa pra ontem. Certo?? E para quem é da área de informática ou suporte, e pensa que isso só acontece com usuários desatentos um recadinho: você está errado!! São deslizes que acontecem com qualquer mortal, até o mais atento dos atentos, não adianta. Aconteceu com esta que vos escreve...

Estava com um arquivo de um trabalho da faculdade tão importante, tão importante, que eu terminei de editá-lo, salvei no HD, no pendrive, no Google Docs e fui tranquila pra casa. No dia seguinte fui abrir o tal arquivo. Ele estava lá, bonitinho, do jeito que eu havia feito no dia anterior. Era só abrir, imprimir e entregar no dia seguinte ao professor. Minha surpresa ao abrir: onde estão as milhares de modificações que eu fiz ontem?? Meu primeiro pensamento: devo ter aberto o arquivo errado. Okeeeeeeeeeey. Abri o Windows Explorer. O nome está correto. Devo ter
copiado para outra pasta, mando localizar pelo nome, dentro da pasta e suas subpastas. Nenhum resultado. No pendrive todo. Só existe aquele arquivo que eu acabei de abrir (desatualizado!!). Começa o frio na barriga... Procuro no drive C: todo, no D: todo, abro o arquivo do Google Docs......... todos os arquivos iguais ao que eu abri primeiramente. Aí sim, começa o meu desespero. O que que eu fiz, meu Deus do Céu?!?! Verifico o horário do arquivo, dia anterior 9:14am (pra você ver, o trauma foi tão grande que eu gravei o horário!!). Sentei e chorei. E não consegui raciocinar o que eu tinha feito, não consegui visualizar passo-a-passo os meus procedimentos do dia anterior. Dei um tempo, alguns telefonemas, fui lanchar. Voltei para o micro e o arquivo lá, paradinho. Nenhum milagre havia acontecido. Perdi as contas de quantas vezes eu mandei localizar o bendito do arquivo. Entreguei os pontos... comecei então a tentar me lembrar quais alterações havia feito e pensei: não tem jeito, vou ter que fazer tudo de novo. E para agravar a situação eu tinha uma prova no dia da entrega do trabalho, e não me restaria nenhum tempo para estudar o que faltava (sempre deixo pra última hora, não tem jeito... rs). Comecei as primeiras linhas, muito revoltada da vida... mas vamos lá. Antes de terminá-la, lembrei-me de "recorrer aos universitários". Liguei para meu amigo Nei (sou muuuuuuuuuuuuuito grata a ele, estou devendo um chopp a ele) e suas primeiras palavras: só o FBI salva. Adorei né. Eu ali precisando de um ombro amigo e ele me massacra ainda mais. Mas mesmo assim pediu que eu levasse o tal pendrive pra ele, vamos ver o que podemos fazer e tal... Ele baixou o programa Avira Unerase Personal e - juro - levou somente 2 minutos. Lá estava o meu arquivo, do dia anterior às 16:44pm (eu também gravei este horário!!) salvo, bonitinho, intacto, brilhando pra mim!! Naquele momento quase chorei de novo... de felicidade. Daí resolvi compartilhar essa alegria no meu blog.

O programa "milagroso" pode ser baixado do site

Muito fácil de instalar. Você instala, abre o programa e seleciona em qual drive está o arquivo que você quer recuperar (pode ser no HD ou no pendrive). A seguinte tela aparece:


Você tenta localizar o arquivo pelo nome. Atenção, pois o nome fica meio truncado, algumas vezes aparece com um ~ no ínicio do nome ou algo do tipo. O horário do arquivo também pode ajudar, caso você se lembre do último horário que você viu o seu arquivo "vivo" pela última vez. Selecione o arquivo e clique em "Unerase". Selecione o caminho que quer salvar o arquivo e clique em OK. Cruze os dedinhos e abra o arquivo recuperado. No meu caso eu não havia deletado o arquivo do pendrive. Eu simplesmente tinha salvo o arquivo da versão anterior por cima do mais atual, com o mesmo nome e ele recuperou perfeitamente. Fantástico. Salvou meu dia!! ;-)

Boa dica não?
Bjs,

Andy

3 comentários:

  1. Caraca, Andy...
    Terror.................!
    "Voltei para o micro e o arquivo lá, paradinho. Nenhum milagre havia acontecido."

    Mas, tecnicamente, eu fiquei sem entender como as coisas funcionaram. Perdão pela inguinorânça!

    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê! Bom te ver aqui! ;-)
    É o seguinte. Quando vc apaga um arquivo no Windows ele vai pra Lixeira, o que quer dizer que ele ainda pode ser recuperado. Isso porque ele fica em uma área "reservada" do HD (aproximadamente 10% dele fica reservada para isso). Esses programas conseguem recuperá-lo em 2 casos: se o arquivo não for muito antigo (pois conforme vc vai enchendo a lixeira, os mais antigos são deletados "de verdade") ou se a área física do HD onde o arquivo de recuperação está localizado não for sobrescrita. Ou seja, a não ser que você esvazie a lixeira e o sistema sobrescreva aquela determinada área com outro arquivo, ainda há salvação. Em resumo é isso!!
    Se ainda tiver dúvida, é só gritar... 8-0
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  3. No site da Avira informa que não há mais suporte para o Avira Unerase. Mas ele ainda está disponível no superdownloads:
    http://www.superdownloads.com.br/download/16/avira-unerase-personal/
    Bjs.

    ResponderExcluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy