segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Erro 81000306 no Windows Live Messenger

Instalei recentemente (acho que estou um pouco atrasada!!) o Microsoft Windows 7 Professional no meu micro e me deparei com o erro acima,
ao tentar acessar o Windows Live Messenger (antigo MSN). Primeiramente precisei baixá-lo do site da Microsoft, uma eternidade da minha casa com minha super conexão banda larga... Sem contar que ele vem com vários "penduricalhos". Na verdade o que instalei foi o Windows Live Essentials, que traz aplicativos da Microsoft como Galeria de fotos, Movie Maker, Windows Live Proteção para a família, etc. Vale a pena verificar antes de instalar essas opções que muitas vezes não utilizamos. Depois de instalar e tentar acessar meu messenger... erro 81000306, entre em contato com o adminstrador, bla bla bla. Ops, mas eu sou o Administrador!! 8-)

Encontrei no site abaixo uma solução para este erro:
http://messenger-support.spaces.live.com/blog/cns!8B3F39C76A8B853F!13932.entry

Ele pediu para fazer um pequeno teste, acessando os sites:
http://status.messenger.msn.com/Status.aspx
https://www.microsoft.com
Passei no primeiro teste. Depois pede para verificar configurações de proxy, ok. Desabilitar o auto tunning, caso fosse Windows Vista. O meu era Windows 7, mas mesmo assim executei o procedimento. Entrei no prompt de comando (Iniciar - Acessórios - clicar com o botão direito do mouse em Prompt de Comando, Executar como Administrador) e dei o comando "netsh interface tcp set global autotuninglevel=disabled". Pronto! Consegui acessar finalmente.

Mas não me contentei, e fiquei curiosa para saber o que é esse tal de Auto Tunning. Eis o que encontrei.

Os dados na internet são transportados em pacotes a partir de determinados protocolos, e um deles é o TCP. O cabeçalho TCP usa um campo de 16 bits, e desta forma o tamanho máximo da janela TCP é 2^16 = 65KBytes. Porém existe um recurso chamado "Windows Scale" que visa aumentar este tamanho para até 2^30 = 1GByte, de modo a tornar esta transimssão de dados mais eficiente. Para que isso funcione, é preciso que os ativos de rede (placa de rede, roteador, etc.) utilizados sejam compatíveis com esta opção (vide RFC 1323). Esta diferença no tamanho da RWIN (Receive Window Size) pode acarretar instabilidade em alguns serviços da internet, como o caso do Windows Live Messenger. Por este motivo, deve ser desabilitado. Para voltar ao padrão do Windows, deve-se digitar o comando "netsh interface tcp set global autotuninglevel=normal".

Maiores informações no site:
http://www.ietf.org/rfc/rfc1323.txt

Bjs,

Andy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy