terça-feira, 5 de outubro de 2010

Faça seu backup – Windows 7

Item muito importante para nós, que não sabemos mais viver sem nossos tão preciosos dados do computador pessoal!!!!! O melhor e mais recomendado é fazer o quanto antes, porque senão... vai que... :-)

Antes de iniciar, você precisa tomar algumas decisões. Em primeiro lugar você deve saber que existem 2 formas de fazê-lo. Uma delas é deixar que o próprio Windows escolha as pastas que são mais importantes para incluir na cópia (como seu perfil do Windows, pasta Meus Documentos, que inclui Minhas Imagens, Minhas Músicas, etc) e a outra é você mesmo escolher quais pastas copiar. Esta segunda é recomendável apenas para usuários mais experientes. O backup deve ser feito, preferencialmente, em outra unidade de disco, diferente da unidade do seu sistema. Em outras palavras, seu Windows é instalado no seu drive C: e você deve escolher ou outro HD (drive D:, E: , etc.), ou um HD externo, ou um DVD ou até mesmo um pen drive (com espaço disponível, é claro!!) para copiar os seus dados. Conecte o dispositivo que irá receber os dados antes de iniciar o sistema de backup e observe qual letra ele irá utilizar. O Windows irá fazer o primeiro backup de forma completa, e mais demorada. Os demais serão somente backup´s incrementais, ou seja, o Windows irá fazer uma varredura e copiará somente os arquivos que sofrerem mudanças desde o backup anterior, e por este motivo os backup´s posteriores serão mais rápidos.

Agora vamos ao que interessa.
  • Clique em IniciarPainel de ControleSistema e ManutençãoBackup e Restauração
  • Na primeira vez que for fazer o backup, clique em Configurar Backup
  • Escolha onde o backup será feito (aparecerá uma lista somente com as opções disponíveis). Selecione a opção desejada e clique em Avançar
  • Agora selecione qual das 2 formas de backup deseja, conforme explicação anterior e clique em Avançar
  • Caso você escolha a segunda opção, uma tela irá aparecer, visualizando todas as suas pastas e te dará a opção de selecionar as pastas que quiser incluir na cópia. Após esta escolha, clique em Avançar
  • Clique em Alterar Agendamento e verifique qual o melhor horário para realizá-lo. Obs: o backup pode ser agendado semanalmente, mensalmente, ou pelo período que desejar.
  • Por último clique em Salvar configurações e executar backup. O backup inicial será automaticamente iniciado.
Agora é mãos à obra!!

Bjs,

Andy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy