quarta-feira, 9 de julho de 2014

Uma pausa para um desabafo...

Quem nunca teve um dia ruim de trabalho, que atire a primeira pedra. Ontem foi o dia da Seleção Brasileira. A diferença é que eles têm quase 200 milhões de cobradores no “cangote”, observando como trabalham, e exigindo produção a todo minuto. Não deu para o hexa desta vez. Mas o mundo não acabou. Daqui a 4 anos teremos nova chance. E novamente daqui a 8 anos. E novamente daqui a 12 anos...

O brasileiro tem memória curta. Se o Brasil ganha, os jogadores são heróis, tem todo o apoio do povo brasileiro. Mas se perdem... é vexame, vergonhoso. Esquecemos que jogo é jogo, um perde outro ganha. Faz parte. E ganha quem joga melhor. Por que tem que ser o Brasil sempre? Ontem foi a vez da Alemanha, que jogou brilhantemente, e teve todo o mérito do resultado que alcançou. Ganharam sim, mas em nenhum momento vi sinais de deboche ou superioridade. Acho que na verdade ficaram perplexos, não acreditavam que seria tão fácil. Esse é o verdadeiro espírito do jogo.


Mas vamos lá, é vida que segue.

Uma parte da culpa disso tudo é da mídia. Ela é implacável. Para ela não existe meio termo: é céu ou inferno. Ao invés de exaltar a Alemanha, humilha o Brasil. Isso definitivamente não deveria ser assim. Este é o momento em que eles precisam mais ainda do nosso apoio, não da nossa condenação. Já aconteceu, não tem mais jeito. Vai passar.

Na minha opinião eles jogaram mal ontem. Muito mal. Mas quem teve o apagão foi o brasileiro. As mesmas pessoas que antes exaltavam a Seleção Brasileira, hoje os massacram. Lamentável. Quantas alegrias eles já nos proporcionaram! Que tal olhar esta situação por um ângulo diferente? Somos uma das 4 melhores seleções do mundo. Somos pentacampeões. Isso não é bom o suficiente para o Brasil?? Temos que ter o espírito esportivo que um campeonato mundial exige. Algumas vezes se ganha, outras se perde. Simples assim.

E quanto ao drama do “choro das crianças, o quê vai ser delas daqui pra frente, etc”, é preciso ensinar a elas, desde cedo, que precisam ter consciência e espírito esportivo: não se pode ganhar sempre. Assim foi no jogo, e assim é na nossa vida. Como uma amiga minha disse “nada paga a alegria desses momentos”. Vamos continuar torcendo, o mundo não acabou. As crianças PRECISAM ter essa consciência.

E os adultos também.

Não façamos de um jogo como esse de ontem um motivo de desequilíbrio, xingamentos, desamor. Foi apenas um jogo, nada mais. Vamos dar importância ao que realmente interessa. Vamos tentar viver com um pouco mais de paz. A Copa continua. Temos ainda mais 2 jogos pela frente. Vamos torcer sim, mas com moderação. Vamos olhar o jogo como um motivo de alegrias e comemorações. Nem que essa alegria seja a de torcer pelo time do país vizinho. Sim, por quê não??
Temos que continuar nos orgulhando. Eu sou brasileira, com muito orgulho, com muito amor.

2 comentários:

  1. Oi, Andy.
    A meu ver, o resultado foi surpreendente. Pudesse voltar no tempo com um bocado de dinheiro no bolso e apostar nos 7 x 1 na maioria das bancas onde o Brasil era favorito, hoje estaria podre de rico, morando em Miami ou em outro lugar qualquer, bem longe de Lula, Dilma e seus apaniguados.
    Como isso não foi possível, resta acreditar que, esvanecida essa cortina de fumaça, nosso povo se dê conta que país não é seleção e patriotismo não é futebol.
    Outubro não demora. Urnas, pessoal!
    Beijo, ;bom vê-la de volta e até mais ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Ainda acredito que o Brasil possa vencer hoje. Meu chute: 1 x 0.
      Concordo quando diz que o país não é a seleção, mas acredito que a gente deva sim comemorar e se alegrar com essas competições mundiais. Pode ser que a minha visão seja romântica demais, mas acho que devemos sempre tirar o melhor de cada situação. Não é porque eu torço pela seleção brasileira que sou alienada e em outubro farei m...@ nas urnas (não estou dizendo que você disse isso não, viu?? rs) Vamos aguardar, outubro vem aí!!
      Bjssssss

      Excluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy