... estamos bem mal!!
Li em uma reportagem de jornal nesta semana que o brasileiro apresenta o comportamento de maior risco em relação ao uso de cartões de crédito e débito, pesquisa feita pelo ACI Worldwide com os maiores mercados das Américas. Uma de suas causas deve-se à pouca experiência que o brasileiro tem em utilizar os recursos tecnológicos. O computador pode ser um aliado e tanto, agilizar e facilitar o serviço da compra, ser prático entre outras vantagens. Mas também pode ser um vilão, quando está em mãos erradas.
Muitos acham tranquilo entrar em sites de lojas, e inserir número de cartão de crédito, código de segurança, senha. Tão normal como se estivesse em uma loja física. O mesmo ocorre em relação aos sites de bancos e aos acesso às contas de e-mail. "O que pode acontecer de errado, não é mesmo? Estou aqui na minha casa, sentadinho em frente ao micro. Tudo parece tão calmo. Fraude eletrônica? Ah, não vou me preocupar, isso nunca vai acontecer comigo!!" E então por este motivo não cuidam do seu próprio computador como deveriam. Programas antivírus e atualizações de sistema operacional são essenciais. Outro detalhe importante é a utilização de computadores públicos para esse tipo de transação (como em lan houses ou mesmo na casa daquele seu primo querido!!). Pior ainda. Sabe-se lá quem usa o computador, se ele tem antivirus, se ele tem algum keylogger instalado, se ele guarda os cookies de forma indevida... Totalmente inseguro. Mas a maioria infelizmente só vai se dar conta e valorizar esses pequenos detalhes quando já é tarde demais: quando o cartão já foi clonado, a conta do banco invadida, a senha do e-mail não entra mais. Já era.
Esta pesquisa não se limitou a fraudes eletrônicas. Menciona também cuidados muito mais simples, que podem evitar certos problemas. Por exemplo: um cartão de crédito expirou. O que a pessoa geralmente faz? Joga na lixeira. No máximo ela dobra no meio, para inutilizá-lo, ou quebra em dois. Mas joga os pedaços na MESMA lixeira. Se alguém mal intencionado vasculha o lixo e encontra os pedaços, poderá facilmente montá-lo, como se fosse quebra-cabeça de criança. E nele há alguns dados que podem interessar ao meliante. O cartão não vale mais, é verdade. Mas não custa você quebrá-lo em mais pedaços, e espalhá-los em duas ou mais lixeiras. Pra quê facilitar né? O mesmo ocorre com documentos que possuem assinaturas, números de contas bancárias, informações pessoais, e por aí vai. Não é teoria da conspiração. Realmente há pessoas que infelizmente vivem disso. Posso ir um pouco mais longe ainda: anotações de senhas. Isso aí é o fim!!!! Sabemos que hoje todos nós precisamos "decorar" uma série de senhas, cada uma com uma combinação diferente, caracteres especiais ou não... Uma enxurrada de senhas. Ninguém merece. Mas precisamos ter uma forma de se lembrar delas, sem anotar em lugares onde possam ser facilmente lidas. É incrível, mas conheço pessoas que anotam a senha em um postit e depois cola no micro. Simples assim. Pelo amor de Deus não!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Se você precisar realmente anotar suas senhas, faça um algoritmo, troque algumas letras, crie uma criptografia própria, eu sei lá. Mas faça alguma coisa. Depois não dá pra reclamar... :-)
O uso do celular também preocupa. Com os preços cada vem mais reduzidos, ficou acessível a todos. Todo mundo hoje tem um smartphone!! Ou pelo menos pode ter. E nele você usa aplicativos, como Facebook, e-mail, etc. Todos eles possuem senha e informações pessoais. Se ele é furtado, tá tudo ali, de mão beijada para o ladrão. Alguns cuidados podem ser tomados. O primeiro deles é configurar um bloqueio de tela. Não é nada infalível, mas vai dificultar um pouquinho. O outro é a senha pin do cartão do celular. Quanto aos aplicativos, se você não o utiliza o tempo todo, pra que deixá-lo conectado? O Facebook, por exemplo. Você pode entrar com login e senha quando for usá-lo, e depois dar logout. Um procedimento simples. Quanto ao uso de e-mail no celular, existe uma postagem aqui mesmo neste blog. Leia clicando aqui.
Vamos tomar mais cuidado e aprender a utilizar a tecnologia ao nosso favor, e não contra. Como diz aquela velha frase: "melhor prevenir do que remediar"!!
Bjs,
Andy
Oi, dona Andrea.
ResponderExcluirA minha frase seria "cautela e canja de galinha não faze mal a ninguém, mas dá no mesmo.
Parabéns pela postagem e pela intenção de conscientizar os leitores desavisados de que o maior trunfo do diabo, numa comparação rasteira, é fazer com que todos pensem que ele não existe.
A propósito, vale o exemplo da seleção canarinho, favorita da Copa de 2014, que acabou desconcertada diante dos 7 x 0 da Alemanha e, pelo jeito, não se recuperaram para a partida desta tarde, haja vista a goleada de 3 x 0 imposta pela seleção da Holanda, que, convenhamos, não estava com essa bola toda.
Beijos e até mais ler.
Em tempo: Acho que cerca de 40% das mais de duas mil postagens publicadas lá no meu humilde espaço focam a segurança digital, e ainda assim tenho leitores que continuam indiferentes ao problema e navegam na Web sem nem mesmo um simples antivírus. Depois não adianta chorar.
Olá.
ExcluirA gente tenta alertar né? ;-)
Bjssss