segunda-feira, 13 de junho de 2011

20 lições que aprendi sobre navegadores e a WEB

Muito legal!!
Parece coisa de criança, mas as lições são de gente grande!!

Feito pela Google, editado por Min Li Chan, Fritz Holznagel, Michael Krantz, ilustrado por Christoph Niemann.

Trata-se de um "livro" on-line, desenvolvido em HTML5, que retrata diversos assuntos sobre o acesso à internet.  Como se dá o acesso, o que é um cookie, como se proteger contra malwares, computação em nuvem, etc.  Linguagem clara e ilustração perfeita.  Vale a pena dar uma conferida.

As 20 lições são:

1 - O que é internet?
2 - Em nuvem
3 - Aplicativos da WEB
4 - HTML, JavaScrips, CSS e muito mais
5 - HTML5
6 - 3D no navegador
7 - Ode ao navegador
8 - Plug-ins
9 - Extensões do navegador
10 - Sincronizando o navegador
11 - Cookies do navegador
12 - Navegadores e privacidade
13 - Malware, phishing e riscos de segurança
14 - Como navegadores modernos ajudam a proteger contra malware e phishing
15 - O uso de endereços da WEB para ficar seguro
16 - Endereços IP e DNS
17 - Identidades on-line
18 - Veloz
19 - Código aberto e navegadores
20 - 19 lições mais tarde...

Acesso através da URL:
http://www.20thingsilearned.com/pt-BR/home
(melhor visualizado no Google Chrome)

Bjs.

Andy

2 comentários:

  1. Oi, Andy.
    Eu também tomei conhecimento da existência desse livro a partir de um post publicado num Blog parceiro (de Portugal).
    No mais "plágio" é um termo um tanto vago e que envolve inúmeras variáveis. Quando você posta uma matéria ensinando como acelerar a exibição dos itens do menu Iniciar do XP, por exemplo, não tem muito como fugir da própria Microsoft ou de websites que as replicaram anteriormente. Afinal, você não está reinventando a roda, mas apenas sugerindo uma forma de fazer com que ela rode melhor, por assim dizer..
    Plágio, a meu ver, é copiar ipsis literis uma matéria publicada num site alheio e replicá-la no seu espaço, mesmo mencionando a fonte original. Enfim, levar em conta experiências de terceiros faz parte do aprendizado, mas cabe a cada um tirar suas próprias conclusões e só então divulgá-las numa matéria de sua própria lavra.
    No mais, reparei que você ainda utiliza captchas para validar comentários aqui no seu Blog. Se eu posso dar uma sugestão, desabilite esse troço (saiba mais em http://fernandomelis.blogspot.com/2010/01/captchas.html).
    Já faz algum tempo que o Blogger nos oferece um antispam que, no meu caso, vem funcionando satisfatoriamente. Basta abrir o Painel e clicar em Comentários para ver que a opção Spam permite gerenciar e remover facilmente as mensagens deixadas por crawlers e spiders, de modo que é possível (e recomendável) deixar de aborrecer os comentaristas com essas ingratas e incomodativas letrinhas distorcidas.
    Volte sempre e escreva quando quiser.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Valeu pela dica. Já removi a configuração daquelas "letrinhas tortas" (captchas) das confirmações de comentários deste blog... rs

    O que vc falou é verdade. Tudo o que publico no meu blog, por exemplo, é fruto das minhas leituras e pesquisas. Falei "plágio" por brincadeirinha, pois achei muita coincidência dos nossos blogs!! Procuro sempre escrever algo que li ou ouvi com minhas considerações e até muitas vezes adaptações (por que não?) para que a leitura fique mais clara e direta. Outras vezes experiências que tive no dia-a-dia, e que possam ser úteis para alguém. Em resumo, é isso!!

    Beijão e volte sempre.

    ResponderExcluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy