terça-feira, 2 de junho de 2015

Mal do século... [parte 3]

Atualmente um dos maiores vilões "comedores" de espaço em memória do celular é o aplicativo WhatsApp. Não necessariamente o aplicativo, mas o seu uso constante. Se ele está instalado no seu aparelho, você provavelmente está cadastrado em alguns grupos e costuma receber muitas mensagens com imagens, vídeos e outras quinquilharias inúteis. A facilidade dos envios associado à nossa preguiça de separar o joio do trigo contribui para a falta de espaço no aparelho, ocasionando lentidão, travamentos e problemas para instalar ou atualizar aplicativos existentes. O que podemos fazer?

Primeiramente gostaria de remetê-los a duas postagens antigas (parte 1 e parte 2), que descrevem como desinstalar alguns aplicativos, mover alguns deles para o cartão SD e mudar a opção de local de instalação padrão. Vale a pena dar um pulinho lá.

No caso do WhatsApp, há algumas formas de fazer uma limpeza.

1 - Dentro do WhatsApp, clique em um contato ou grupo. Clique no cabeçalho do contato ou grupo. Aparecerá um link chamado Mídia, contendo todos as fotos e vídeos trocados entre este contato ou grupo e você. Clique nele. Para selecionar as mídias que deseja deletar, clique em uma delas demoradamente até aparecer um "V". Agora você pode selecionar quantas fotos e vídeos quiser (não encontrei uma opção de listar todas de uma só vez) e clicar na lixeirinha lá em cima. Pronto. 

2 - Procure pelo ícone Galeria no seu celular (com Android). Aparecerão todas as mídias salvas em seu celular, tanto na memória principal como no cartão SD. Eles estão separados por várias pastas. Existem 3 pastas para o aplicativo WhatsApp: WhatsApp Images, WhatsApp Profile e WhatsApp Video. Nelas aparecem todas as mídias, independente do contato ou grupo que as enviou. Para deletá-las a forma é idêntica à anterior: clicar sobre uma delas demoradamente, depois selecionar todas as que deseja apagar, e clicar na lixeira no topo da tela.

3 - Ligue seu celular a um computador através do cabo USB. Abra o Windows Explorer e procure pelas seguintes pastas:
\Phone\WhatsApp\Media\WhatsApp Images
\Phone\WhatsApp\Media\WhatsApp Profile Photos
\Phone\WhatsApp\Media\WhatsApp Video
\Phone\WhatsApp\Media\WhatsApp Audio
Nelas estão salvas as mídias trocadas através do WhatsApp, que você pode apagar normalmente através do Windows Explorer. Inclusive os arquivos que você enviou estarão na pasta Sent, contida em cada uma delas. Na minha opinião, esta é a melhor opção de deletar esses arquivos. 

Há ainda uma outra configuração que minimiza este problema de falta de memória. As mídias trocadas pelo WhatsApp são baixadas no seu aparelho de forma automática (por padrão). Caso você queira, poderá alterar esta opção. Para isto clique nos "3 pontinhos" do topo superior direito da tela do aplicativo, escolha Configurações, Opções de conversa, Download automático

Opção de configuração do WhatsApp

Existem duas opções: uma quando você estiver usando a rede de dados de sua operadora de celular e outra quando conectado ao Wi-Fi. Para cada uma delas há 3 subopções: imagem, áudio e vídeo. Se elas estiverem selecionadas, elas serão automaticamente baixadas para o seu celular ao receber a mensagem com a mídia. Caso contrário, ao receber a mensagem você terá a opção de baixá-las ou não.

Enquanto não é possível salvar automaticamente o conteúdo multimídia do WhatsApp no cartão SD ao invés da memória interna do celular (absurdo isso, não??), o jeito é fazer a faxina de tempos em tempos. Ou comprar um super ultra mega celular com uma memória infinita. Preparem os bolsos  ;-)

Bjs.

Um comentário:

  1. Oi, Andy.
    Excelente postagem (não só a de hoje, mas também as partes 1 e 2 que você referencia). Vou reler tudo com mais calma e mais adiante, fazer uma remissão a essa sequência lá no meu Blog.
    No que concerne ao WhatsApp, para mim esse troço tem "passagem livre".
    Um beijão e até a próxima.

    ResponderExcluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy