terça-feira, 19 de maio de 2015

O Chrome está deixando seu micro lento?!

O navegador Google Chrome vem perdendo alguns adeptos e se tornando alvo de diversas reclamações, devido à lentidão causada pelo seu alto consumo de memória. Se você costuma abrir várias abas ao mesmo tempo (lógico que sim!), certamente vai notar que seu micro vai ficando cada vez mais lento... assemelhando-se a uma verdadeira "carroça". A Google lançou uma extensão para o Chrome chamada The Great Suspender, na tentativa de minimizar este problema.

O Great Suspender é gratuito e funciona da seguinte forma: ele coloca para "dormir" as abas dos sites que estão abertos, mas sem utilização frequente. Ou seja, a memória do seu micro será consumida somente pelas páginas que estão em uso naquele momento. Ao clicar novamente na aba que está "dormindo" aparecerá a mensagem "Tab suspended. Click to reload". Com um simples clique a página é recarregada e atualizada novamente na sua tela. Inteligente, não?

Fiz um teste em um micro para avaliar esta taxa de utilização da memória, utilizando o próprio Monitor de Recursos do Windows (abra o Gerenciador de Tarefas, e na aba Desempenho clique no botão Monitor de Recursos). Sem nenhum programa aberto, ou seja, somente com o Windows e seus recursos de segundo plano em execução, o consumo de memória estava em torno de 27%. Ao abrir o Google Chrome este consumo subiu para 33%. Abri 9 abas com sites variados, e este consumo subiu para 42%.

Consumo de memória: 42%
Instalei a extensão Great Suspender. Para isto vá no menu de personalização do Chrome (3 barras horizontais no canto superior direito do programa), e escolha a opção Mais ferramentas => Extensões. Clique em Obter mais extensões e pesquise as palavras chave "great suspender". Clique sobre ele e vá em Usar no Chrome. Aguarde a instalação. Abrirá uma tela com as seguintes configurações da extensão:

Tela de configuração do The Great Suspender
Na primeira opção você pode alterar o tempo de inatividade da sua página. O padrão é 1 hora, mas a variação é de 20 segundos a 3 dias. Em Whitelist você pode adicionar palavras chave de sites que serão ignorados pela extensão, ou seja, não terão seu carregamento suspenso. Como exemplo inseri a palavra facebook nesta listagem. Ao final você deve clicar em Save settings.

Após o tempo de inatividade configurado e da suspensão das páginas, o consumo de memória do meu micro de testes caiu para 35%. Ou seja, caiu 7%. Parece pouco, mas em larga escala vai fazer uma grande diferença!!

Bjs.

Andy



4 comentários:

  1. Oi, Andrea.
    O Firefox também é guloso de vez em quando, mas o lado bom é que ele próprio disponibiliza as ferramentas necessárias para ser mantido sob controle, inclusive o botão REINICIAR CONFIGURAÇÕES, que é porreta!. No entanto, é preciso fuçar para encontrar o caminho das pedras (nada que a ajuda do programinha não resolva; a questão é que pouca gente recorre a esse expediente, e então...).
    Bom vê-la de volta à ativa, dona moça. A despeito da periodicidade espaçada, é sempre bom lê-la (risos).
    Beijos e até a próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando!
      Pra dizer a verdade nunca gostei de usar o Firefox. O que pensar de um software que já está na versão 38?????? Sei que o fato dele ser livre também contribui para o grande número de patches etc. É questão de preferência mesmo.
      Não tenho feito muitas postagens, pois como já falei sou mãe de váaaaaaaaaaarios blogs. Chega uma hora que fica difícil administrar todos eles ;-)
      Mas nunca sumirei!!
      Bjs.

      Excluir
  2. Oi de novo, Andy.
    Eu, particularmente, gosto da "raposinha". Resta saber o que nos reserva o EDGE, que substitui o IE como navegador padrão no Windows 10. Beijos e até mais ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Vamos aguardar. Se bem que eles não irão "matar" o IE definitivamente, já que ele virá (mais limitado um pouquinho) no Windows 10 juntamente com o Edge.
      Bjs.

      Excluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy