terça-feira, 10 de março de 2015

Problemas com teleatendimento

Quem aqui NUNCA teve problemas com operadoras de serviços de telecomunicações que atire a primeira pedra!!

É realmente estressante. Abrir chamados para reclamar sobre serviços ruins, velocidade de internet baixa, falta de sinal de TV, celular que não faz ligações... é um verdadeiro parto. Cancelamento de planos então, nem se fala. Não deveria ser assim. Mas infelizmente é.

Para estes e outros problemas existe o site da Anatel. A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) é uma agência reguladora, fundada no Brasil em novembro de 1997. Sua função, dentre outras, está diretamente ligada à fiscalização das empresas de telecomunicações no Brasil. "A missão da Anatel é promover o desenvolvimento das telecomunicações do País de modo a dotá-lo de uma moderna e eficiente infraestrutura de telecomunicações, capaz de oferecer à sociedade serviços adequados, diversificados e a preços justos, em todo o território nacional" (leia mais aqui). No Portal do site é possível abrir reclamações sobre estas empresas. Você receberá o número do chamado, e poderá acompanhar o seu andamento.

1 - Acesse http://www.anatel.gov.br/

2 - Clique em "Fale Conosco" e depois clique no link "serviço de atendimento via internet", conforme tela abaixo:

(Clique para ampliar)

3 - Aparecerá uma tela de acesso ao sistema, onde você deve entrar com seu CPF e senha (caso já esteja cadastrado) ou se cadastrar (clique em "Ainda não sou cadastrado").

4 - Ao entrar no sistema, clique novamente em "Fale Conosco". Aparecerá a tela abaixo:

(Clique para ampliar)

5 - Clique em "Registrar Solicitação" e escolha uma das opções: reclamação, informação, sugestão ou denúncia.

6 - No passo seguinte o site sugere que você entre primeiramente em contato com a empresa, selecionando qual o tipo de serviço em questão: Telefonia móvel, Telefonia fixa, TV por assinatura ou Banda larga fixa. Caso você já tenha reclamações e protocolos em mãos, basta clicar em "Iniciar registro". Note que quanto mais informações você tiver (números de protocolos, data/hora, nome do atendente) melhor e mais rápido será o atendimento de sua reclamação.

7 - Siga o passo a passo para abrir sua solicitação. Por exemplo: Banda larga fixa => Instalação ou Ativação ou Habilitação => Instalação ou habilitação não realizada até o momento => Dados da solicitação. Preencher os dados solicitados, conforme tela abaixo:

(Clique para ampliar)

8 - Descreva o problema o mais detalhadamente possível. Ao final clique em "Finalizar registro". 

Você receberá um número, que deve ser anotado para acompanhamento da solicitação. Para consultá-la, volte para a tela inicial (figura 1) e clique em "Consultar solicitação". Aparecerá uma tabela com todos os registros abertos na Anatel. Clique sobre o número desejado. Existe a opção de anexar documentos, e em alguns casos até mesmo de reabrir uma solicitação que não foi devidamente atendida. Depois de aberto o chamado, a Anatel avaliará seu pedido e entrará em contato com a operadora reclamada. A partir daí a operadora terá um prazo de 5 dias úteis para entrar em contato diretamente com você. E acredite, funciona!! Todas essas ligações e contatos realizados serão também registrados no portal da Anatel. Basta você acompanhar, verificando o Histórico da solicitação, que só será fechada após a resolução do problema.

Para sair do sistema, vá em "Menu Principal" (no canto superior esquerdo da tela) e escolha "Sair do sistema".

Muitos dos meus problemas só foram resolvidos depois de abrir uma reclamação na Anatel. Acho que vale a pena utilizar todos os canais disponíveis para demonstrar nossa indignação. Pagamos um preço alto demais para sermos mal atendidos - quando somos atendidos!! Um dia tudo isso vai mudar. 

Bjs,

Andy

2 comentários:

  1. Como praticamente todo mundo, este que vos escreve também enfrentou esses perrengues, tanto com a Dona Claro quanto com a dona Vivo. E a ANATEL cumpriu seu papel, se você me perdoa a rima fora de propósito. Depois de semanas de impasse, bastou reclamar junta a esse órgão regulador para o problema ser resolvido (em menos de 48 horas, se não me falha a memória).
    Bjs. e até mais ler.

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Bjs,
Andy