sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Drives virtuais - parte 4

Finalmente, a última parte dos drives virtuais. Desta vez descreverei como criar o drive da Microsoft.

A versão gratuita te dá um total de 15GB de espaço. Acesse o site https://onedrive.live.com e faça o cadastro. Ou, se você tiver uma conta na Microsoft, como Hotmail ou MSN, clique em Entrar e preencha com seu e-mail e senha. Ou ainda se você estiver logado no seu e-mail, clique no canto superior esquerdo da tela (vários quadradinhos) e escolha OneDrive. A próxima tela já te dará acesso ao drive virtual. Para criar pastas, vá em Criar e
escolha Pasta. Insira um nome e dê OK. Simples assim ;-)

Ainda nesta opção há a possibilidade de criar arquivos online, com uma versão móvel e bastante "leve" do Microsoft Office.

Aplicativos online do Microsoft Office

Assim como no Google Drive, os documentos são salvos automaticamente (note que não existe a opção Salvar).  Ou seja, basta editá-lo e logo após sair dele. Os arquivos são sempre criados com nomes padrão. Por exemplo: Criar => Documento do Word. Já aparecerá no topo do documento o nome Documento1. Para alterar, basta clicar sobre ele, e o nome se tornará editável. Troque para o nome que você desejar.

Quando quiser fazer upload de algum arquivo, clique em Carregar e localize-o na sua máquina, clicando em Abrir. Caso demore a aparecer o arquivo baixado na sua pasta do OneDrive, clique em F5 para atualizar.

Por último vamos verificar como fazer o compartilhamento de arquivos ou pastas.  Passe o mouse sobre ele, e você notará uma caixa de seleção no cantinho direito do arquivo/pasta. Clique nela e vá na opção Compartilhar, que aparecerá no menu superior. Existem 3 opções, escolha a que lhe for mais conveniente:

Opções de compartilhamento do OneDrive
Convidar pessoas: permite que você envie um convite por e-mail para as pessoas que deseja compartilhar aquele arquivo ou pasta. Insira o e-mail e clique em Compartilhar.

Obter um link: aparecerá um link que você poderá compartilhar como quiser. Há 3 opções de compartilhamento: Somente exibir, Editar e Público.

Publicar em Facebook: será necessário conectar-se ao Facebook. Use esta opção para publicar fotos ou vídeos diretamente no seu Facebook.

Existem aplicativos para dispositivos móveis (Windows Phone, iOs e Android).

Para maiores informações, acesse: https://onedrive.live.com/about/pt-br/support

Bjs,

Andy

Um comentário:

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy