quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Drives virtuais - parte 3

Outra opção é utilizar o drive virtual do Dropbox.

Em primeiro lugar, é preciso criar uma conta no site https://www.dropbox.com/. Clique em Sign up e preencha com seus dados. Marque o box I agree to Dropbox terms e clique em Sign up. Logo após você poderá escolher uma das opções:
- Dropbox Basic: 2GB de espaço, gratuito
- Dropbox Pro: 1TB de espaço, $9.99 mensais
- Dropbox for Business: espaço ilimitado, $15 mensais

Caso queira a opção gratuita, clique em Continue. A próxima tela irá fazer o download do aplicativo DropboxInstaller.exe. Este passo não será necessário, caso você queira utilizar o Dropbox via web.

1 - Acesso aos arquivos pelo Explorer do Windows:
Execute o arquivo DropboxInstaller.exe e siga as instruções da instalação. Ao finalizar, abra o Windows Explorer e observe que do lado esquerdo da tela aparecerá uma "pasta" chamada Dropbox.


Tudo o que você copiar nesta pasta estará disponível via web na sua conta do Dropbox. E reciprocamente, todo arquivo que você fizer upload da web também estará disponível na pasta deste computador (logo após a sincronização do Dropbox, que acontece automaticamente na inicialização do Windows).

2 - Acesso aos arquivos via Web:
Acesse o site https://www.dropbox.com/ e clique em Sign in. Entre com seu e-mail, senha e clique novamente em Sign in. Abrirá a tela principal do Dropbox. No canto superior da tela há diversos ícones. Passe o mouse sobre eles, para ler a descrição:


Note que também é possível acessar estas 4 opções com o simples clique direito do mouse.

3 - Como compartilhar arquivos:
Veja um exemplo de como fazer upload e compartilhar um arquivo para a sua conta do Dropbox.
Clique em Upload e logo depois em Choose files. Encontre o arquivo desejado e dê um duplo clique. Aparecerá uma barra de progressão, e quando o upload for finalizado, clique em Done. O arquivo aparecerá na pasta do Dropbox que você selecionou. Passe o mouse sobre o arquivo, aparecerá o botão Share ao lado do arquivo. Clique nele. Se for a primeira vez que você estiver compartilhando um arquivo do Dropbox, será solicitada uma verificação de e-mail. Para isto, clique em Send email. Vá para sua conta de e-mail, abra a mensagem que foi enviada e clique em Verify your e-mail. Volte para o Dropbox e vá novamente no botão Share. Na tela seguinte aparecerá um link: este é o link que dá acesso ao arquivo. Copie esta URL e envie para quem você quiser. Ainda há a opção Set visibility / expiration, que pode limitar o acesso somente a quem possuir uma senha pré-cadastrada por você e permite também entrar com uma data de expiração do compartilhamento. As configurações que existem nela somente poderão ser alteradas quando você está utilizando uma versão paga do Dropbox.


Da mesma forma que expliquei na postagem anterior, para acessar este drive virtual através do seu celular ou tablet, baixe o aplicativo referente ao seu sistema operacional.

Bjs,

Andy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy