segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Drives virtuais - parte 1

Olá amigos. Hoje reservo este espaço para comentar um pouco sobre armazenamento virtual ou armazenamento na nuvem. Com o surgimento e o crescimento de inúmeros equipamentos eletrônicos que possuem acesso à internet de qualquer lugar (desde que haja wi-fi ou um sinal 3G decente!!) apareceu também, de forma gradativa, a necessidade de acesso aos seus arquivos. Mas se eles ficaram gravados no micro da sua casa ou do seu trabalho, como fazer?

Antigamente costumávamos torcer para ter alguém em casa ou no escritório, que pudesse nos fazer a grande gentileza de enviar o tal arquivo por e-mail. Mas isso já é passado. Atualmente existem tantas formas de se criar um "drive virtual" que você pode até se perder. Se você é do tipo que não se organiza nem nos arquivos locais de seu computador, o que dirá de arquivos na nuvem!! Falo por experiência própria :-)  A organização é essencial quando se tem diversos drives virtuais. Caso contrário existirão diversos arquivos muitas vezes com o mesmo nome, mas em versões diferentes. Na hora em que você precisar do arquivo atualizado, onde ele estará??

Outra grande utilização dos drives virtuais se dá por conta dos tablets. Muitos deles não possui porta USB, o que nos impede de simplesmente inserir um pendrive e acessar nossos arquivos.

Antes de iniciar os comentários dos serviços propriamente ditos, existem alguns conceitos interessantes de se destacar:

upload: é o contrário de download (claro!!). Se no download você "baixa" os arquivos que estão na nuvem para o seu computador local, no upload você faz o caminho inverso: você "sobe" os arquivos locais (computador, pendrive, etc.) para a internet. Desta forma ele fica na nuvem, disponível para você acessá-lo posteriormente de qualquer lugar.


compartilhamento: existe a opção de você ser o único "dono" do arquivo, ou seja, só você irá visualizá-lo e fazer alterações. Também está disponível a opção de arquivo compartilhado, onde você configura se mais alguém poderá ter acesso a ele, editando (alterando) ou não o seu arquivo original. A forma de configurar varia de acordo com o serviço que você está utilizando.

Comentarei sobre alguns deles: Google Drive, Dropbox e One Drive. Note que as formas de acesso e suas configurações estão mudando a cada dia. Portanto, tentarei resumir um pouco delas aqui no blog.

Bjs.

Andy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy