segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Um pouco de senso

Procurei a palavra "senso" no dicionário , e encontrei: "particularidade ou característica de sensato; em que há prudência; tendência ou hábito para julgar; capacidade de entender ou avaliar; entendimento ou juízo".

Nos dias de hoje - época de bits viajando cada vez mais rápido pela grande rede - ser sensato está cada vez mais raro.  Entenda por ser sensato na rede = pensar e analisar antes de escrever uma mensagem e enviar. Deve-se perguntar a si mesmo: devo enviar? por que enviar? quem irá ler? isso ofenderá alguém? é isso mesmo o que eu penso e quero dizer? ou estou seguindo a onda da maioria?

Tempos atrás eu postei aqui neste blog que deveríamos ter cuidado com o que lemos na internet. Devemos fazer o tal "filtro", pois é grande a quantidade de lixo que encontramos por aí. O mesmo serve para as redes sociais. Reler a mensagem algumas vezes antes de simplesmente clicar em "publicar" ou "curtir". Seria tão bom se esta prática fosse adotada pelos nossos internautas, não é mesmo?

Qualquer catástrofe ou notícia mais relevante logo se transforma em uma onda de opiniões nas redes sociais. Uns contra, outros a favor. O que normalmente deveria ser, já que as redes sociais representam os atuais canais abertos, através dos quais temos acesso "livre", para que o mundo possa ouvir a nossa voz. O problema é a  velocidade com que propagamos as nossas opiniões, muitas vezes de forma quase automática.

Recentemente com o acidente de avião, que causou a morte do ex-candidato à Presidência da República Eduardo Campos, tivemos um exemplo de como é o comportamento do ser humano, diante de um momento trágico como esse. Foi muito grande a quantidade de mensagens fazendo piada com o acontecimento. Triste de se ver. Uma tremenda falta de respeito e insensibilidade. Ninguém se coloca no lugar do outro. Imagine você fazendo parte desta família, que perdeu um pai, ou um tio, ou um amigo. Como esse tipo de mensagem deve tê-las magoado. Pessoas morreram, e isso não era um filme. Era real. Será que em algum momento elas se deram conta da gravidade do caso??

Li uma postagem que dizia mais ou menos o seguinte: "Foi para isso que a gente desenvolveu tantas ferramentas tecnológicas com a justificativa de aproximar as pessoas e facilitar a comunicação? Para podermos mostrar como somos idiotas em tempo real? Se for assim, estávamos melhor com os tambores".

E estávamos mesmo.

Andy

2 comentários:

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy