domingo, 5 de janeiro de 2014

Faxina de início de ano

Nada como uma faxina no micro para começar o ano. Que tal?

Muitas vezes seu micro é um "avião" mas se comporta como uma "carroça" depois de certo tempo de descuido. Sim, eu digo "descuido" porque a gente costuma judiar muito do bichinho. Quer saber como? Imagine que você está navegando na internet, acha um aplicativo bacana... clica logo em Download, Instalar, Next, Next, Finish. Abre, acha legal... e nunca mais acessa o tal programa. E ele fica lá, ocupando espaço no seu HD e o que é pior: muitas vezes na sua memória RAM. Eu não entendo o porquê, mas diversos aplicativos teimam em instalar o bendito software no Iniciar do Windows. Pior do que praga e vírus. Há algumas formas de saber se ele está ou não sendo carregado ao inicializar o Windows do seu micro.

Verifique na sua barra de tarefas, junto ao relógio do Windows. Algumas vezes o aplicativo está oculto.

Clique na seta e vá em Customize
(ou Personalizar, se estiver em Português)

Nesta tela você pode clicar em "Sempre mostrar todos os ícones e notificações na barra de tarefas". Com isto você visualizará todos (ou quase todos) os aplicativos que são carregados junto com a inicialização do Windows.



Se você notar que a barra ficou muito cheia de ícones, primeiro sinal de alerta: será que tudo isso precisa mesmo ser carregado no Inicializar? Avalie um a um. Por exemplo, no meu caso havia o ícone do GPS TomTom, que achei desnecessário. Isto não significa que ele será desinstalado, eu poderei abri-lo para usá-lo quando quiser. Removendo-o do taskbar, ele deixa de fazer atualizações automáticas online, por exemplo. Neste caso eu posso fazê-las manualmente, quando eu quiser, sem problemas. Para retirá-lo, primeiramente fui em Iniciar - Todos os Programas - Iniciar. O aplicativo não estava lá. Parti então para o registro do Windows.
Obs: só o faça se você tiver experiência suficiente para alterar e retornar à configuração anterior, se necessário. Você pode fazer um backup do registro antes de alterá-lo: vá em Iniciar, digite "regedit" (sem aspas) e dê Enter. Vá em Arquivo, Exportar, escolha um nome para o arquivo com extensão .reg, Salvar, OK.
A chave do Windows na qual os programas do Iniciar costumam ficar é:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run
Notei que o software também não estava lá. Uma outra maneira de verificar quais softwares estão sendo carregados é utilizar o System Configuration do Windows: vá em Iniciar, digite "msconfig" (sem aspas) e dê Enter. Vá em Startup. Finalmente encontrei. Lá estava ele:




Basta desmarcá-lo e dar um boot. Chegando a tela mais para a direita, pude notar que na verdade o software não estava em HKEY LOCAL MACHINE, e sim em HKEY CURRENT USER. Observe:




Isto significa que se o seu micro tiver mais de um perfil, você deverá repetir este procedimento para cada um deles. Foi o meu caso. Note que ao desmarcar esta opção, o programa não aparecerá mais na chave do registro do Windows (você pode verificar novamente com o comando regedit, navegando até a chave HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Run).

Em segundo lugar, como deveria ser costume, dê uma passada na sua lista de programas do Painel de Controle (Iniciar - Painel de Controle - Adicionar/Remover Programas) e faça uma limpeza (sem dó nem piedade!) em tudo aquilo que você não utiliza com frequência. Lembre-se que hoje em dia é muito mais fácil você baixar novamente algum destes programas e voltar a instalá-los, caso seja realmente necessário.

Dá um certo trabalho, mas no fim de tudo vale a pena. Micro inicializando o Windows mais rapidamente, sem a sensação de estar carregando zilhões de penduricalhos desnecessários. Só deixei no meu micro o Antivirus (lógico!), o DropBox (que atualiza os meus arquivos da nuvem a cada inicialização do Windows) e o LogMeIn (que é necessário estar rodando, caso eu precise fazer um acesso remoto ao meu micro). Você deverá avaliar o seu, pois cada caso é um caso...

Bjs a todos, e Feliz 2014!

Andy

2 comentários:

  1. Oi, dona sumida.
    Bom revê-la por aqui.
    De fato, é importante ser seletivo ao instalar programas - não é porque a Web esteja coalhada de freewares que a gente deve baixar toda e qualquer porcaria que encontrar pela frente.
    Aliás, considerando as facilidades da Web 2.0, em muitos casos é melhor usar serviços online do baixar e instalar aplicativos para usar uma única vez, se tanto.
    Beijos, dona moça, e apareça, viu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido.
      Mas isso acontece direto. A facilidade que é baixar e instalar um aplicativo novo nos faz muitas vezes instalar coisas desnecessárias, tanto no micro quanto no celular. Precisamos realmente fazer faxina de vez em quando. Na verdade eu quase não utilizo serviços online, tenho aquela antiga SEDE de ter o aplicativo pra mim!!!! rsrsrss
      Bom te ver por aqui também, viu?
      Bjs.

      Excluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy