segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Backup de contatos

Com o "vai e vem" de celulares você provavelmente já precisou fazer backup de seus contatos do velho para o novo aparelho. Na internet existe uma variedade de aplicativos que auxiliam nesta tarefa.

Uma delas (para o caso de aparelhos com Android) é fazer a integração do celular com uma conta do GMail. Já postei anteriormente neste blog que vale a pena você criar uma conta separada só para aparelhos móveis, como a do exemplo que vou descrever: fulano.celular@gmail.com.

Para exportar do celular:
Certifique-se de que seu celular possui um cartão de memória SD. Entre em Contatos, clique em um dos botões do celular e aparecerá a opção Importar/Exportar. Selecione esta opção e vá em Exportar para cartão de memória. Aparecerá uma mensagem de confirmação do tipo "Exportar sua lista de contatos para "/mnt/sdcard/00001.vcf"?" Selecione Sim. Todos os seus contatos, incluindo informações adicionais e fotos, serão salvos em um arquivo no seu cartão SD.

Para importar na conta do GMail:
Conecte o aparelho em uma porta USB, e selecione a opção Ligar armazenamento USB no seu celular. Aparecerá um drive com a descrição Disco removível no seu Windows Explorer, como se fosse um pendrive. Procure o arquivo "00001.vcf" no diretório raiz do seu celular e faça uma cópia para seu HD. Abra sua conta do GMail e vá em Contatos.Clique em Mais - Importar. Clique em Selecionar arquivo, selecione 00001.vcf, Importar.

Com os contatos importados no GMail, fica mais fácil editar e fazer algumas alterações, deletar contatos antigos, adicionar informações. Quando tudo estiver pronto, importe no novo celular.

Para importar no novo celular:
Quando o celular é novo, logo nas primeiras configurações ele pede para você cadastrar uma conta do GMail. Neste processo ele irá pedir que sincronize os contatos. Caso você tenha passado "batido" por esta opção, vá em Contatos - Contas e selecione a opção fulano.celular@gmail.com - Sincronizar contatos. Aguarde a finalização do processo. Note que esta é a opção de sincronização manual. Existe também a opção de Sincronização automática na tela anterior.

Bjs,

Andy

6 comentários:

  1. Opa! Apesar da informação "realizado com sucesso" a importação dos contatos do celular para o Gmail, tenham muito cuidado neste procedimento, verificando se TODOS OS NÚMEROS TELEFÔNICOS foram inclusos, pois notei que não vai todos (caso no mesmo contato tenha mais de um nº), ou seja, não importou por completo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo!
      Obrigada pela informação. Vou ficar de olho 8-)
      Bjs.

      Excluir
  2. Oi, dona Andy.
    Embora esses artifícios tenham sido desenvolvidos para funcionar a contento, isso nem sempre acontece, conforme a experiência comprava. Então, um backup (ou mesmo um backup manual alternativo) pode ser a solução.
    Beijos, boas festas e até mais ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Fernando! Sempre confie desconfiando destes backups. É só uma maneira de tentar agilizar o processo, mas nunca é 100%, como bem falou meu amigo "Anonimo" aí em cima. Sempre há formas de exportar o catálogo de contatos, seja para formato csv ou outro do tipo. Para mim o problema está na importação. Se por exemplo existirem campos que o telefone e/ou GMail não reconheça, ele fica meio confuso e joga a informação em algum lugar desconhecido :-/
      Mas no geral, funcionou muito bem pra mim.
      Bjs.

      Excluir
  3. Boas entradas e um ótimo 2014 para você. Beijos e até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz 2014 para você também Fernando!!!
      Bjussssssssssss

      Excluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy