domingo, 1 de setembro de 2013

Livros digitais

Comprei meu primeiro livro digital!!

Talvez eu esteja atrasada demais, mas pensamentos antigos rondam a minha mente nessas horas. Relutei muito ao comprar um livro digital ao invés do convencional, em papel. Sempre foi minha preferência, ter o livro "de verdade", palpável, essas coisas. Fico pensando: "como vou escrever notas, fazer marcações?? como??" Realmente, é uma mudança de paradigma radical. Vamos nos acostumando aos pouquinhos. Para crianças e adolescentes isso é assunto super normal. Os tablets possuem diversos aplicativos que fazem marcações e notas de maneira fácil e amigável. Então pra quê resistir? ;-)

Comprei pela livraria Saraiva. Ao comprá-lo você deve baixar o aplicativo Saraiva Reader do site http://www.livrariasaraiva.com.br/livros-digitais/saiba-mais-reader.htm e instalá-lo em seu tablet, notebook ou desktop. Compatível com Windows, Android e iOS. Você cria uma conta no site, e com isto todos os seus livros digitais aparecem no seu perfil. Você pode instalá-lo e registrá-lo com seu login e senha em até 6 dispositivos diferentes. Existem também diversos livros gratuitos, é só pesquisar no site na opção "Livros digitais - Gratuitos". Muitos livros de Literatura Brasileira. Alguns livros estão disponíveis em versão pdf, outros no formato ePUB (formato de arquivo digital padrão específico para ebooks - Wikipedia). O aplicativo é show. Você pode marcar em que página parou a sua leitura, fazer marcações, anotações, etc. Pode controlar o tamanho da letra, o brilho na visualização das páginas, e mudar para branco e preto, preto e branco ou sépia (formato em que as folhas aparecem com aspecto meio envelhecido). 

Enfim, estou curtindo muito. Fica a dica ;-)

Bjs,

Andy

6 comentários:

  1. Oi, dona moça.
    Saudades de você - em especial devido à dona VIVO me ter posto de castigo, sem conexão durante uma semana, por conta de uma migração da TV por fibra e aumento da largura de banda do Speedy (que já era fibra) de 30 para 50 Mbps.
    Foi o parto da montanha, mas já estou de volta, ativo e operante (risos), de modo que arrisco dizer, no que tange ao assunto em pauta, que já baixei E-Books bem antes da popularização dos tablets e do aumento de oferta das obras em formato digital. Aliás, muito me consterna o desaparecimento de publicações como a PC WORLD e a PC MAGAZINE, que, mesmo nos EUA, só continuam existindo no âmbito virtual.
    Ao fim e ao cabo, deixo um abraço amigo e desejo sorte à amiga, já que somente durante este lamentável interstício sem acesso a Web é que eu fui ler a excelente obra de Ivo Patarra sobre o envolvimento de Lula no escândalo do mensalão (muito embora deixado a dica e o link no meu Blog há vários anos).
    Em última análise, acho que sou como burro velho, que não aprende truques novos. Tenho uma obra do papa dos hackers (Kevin Mitnick) mofando na pasta "meus e-books" desde o tempo de D.João charuto, do qual até hoje nem me arrisquei a tirar o pó.
    Mas valeu pela dica, oportuna e muito bem vinda. Afinal, gente nova é o que não falta no pedaço.
    Beijo grande e até mais ler.

    ResponderExcluir
  2. E eu que pensei que agora ia começar a ler vários livros, 1 por semana, uau!!! Que nada, empaquei no primeiro... sou uma preguiçosa mesmo... rs

    ResponderExcluir
  3. Andréa,
    Muito legal a sua postagem, estou colocando seu blog no favoritos.
    Agora quanto a ler no Tablet, fique sabendo que o problema não é só seu. Os dispositivos com iluminação anterior (TV, Tablet etc) tentem a cansar muito quando o assunto é estático (texto), sendo melhor tolerado para outros tipos de "midia". Mesmo assim um pouquinho de esforço, vale a pena. Criei uma nova rotina: reservei um espaço de mais ou menos uma hora toda noite para ler.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo.
      Muito boa sua sugestão de separar 1h para ler toda noite. Será que eu consigo? Vou tentar!
      Bjs.

      Excluir
  4. Oi Andrea,
    Uma resposta ao seu comentário:
    Sobre sacar o iPad da bolsa, o Kindle tem algumas vantagens:
    1- É pequeno, seis polegadas.
    2- Não chama atenção porque não tem iluminação.
    3- Por ser preto-e-branco facilmente confunde-se com um livro.

    A desvantagem pode ser a (mesma) falta de iluminação quando não há iluminação suficiente para ler.
    De qualquer forma não acho que o valor de +- R$ 100,00 (a mais!) valha a diferença por ter um Kindle com iluminação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo.
      Com certeza o kindle possui a grande vantagem de ser discreto, não teria nenhum problema em utilizá-lo em locais públicos! Mas como eu já tenho um iPad, e por este motivo não sinto vontade de comprar um kindle, apesar de já estar de olho nele faz tempo.
      Bjs

      Excluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy