segunda-feira, 29 de abril de 2013

Home page "intrusa"

Esses dias, ao acessar internet na casa da minha irmã, apareceu como página inicial o portal Hao123. A princípio achei legal. Daí abri o Chrome: mesma coisa. O Firefox: também!! Não gostei...

Fui procurar na configuração de Página Inicial que fica no IE em Ferramentas - Opções da Internet - Geral. E lá estava a página inicial, apontando para http://br.hao123.com/ . Removendo esta configuração, ela removerá também do Google Chrome, que são alterados no mesmo local. No Firefox isto não acontece, você precisa alterar em Ferramentas - Opções - Geral. Tudo isto feito, abri o Chrome e lá estava ela de novo. Mas como? Procurei no registro do Windows e não achei. Resolvi então "googlar" ;-)

Fiquei surpresa ao verificar nos fóruns da internet que o link do portal estava configurado também nos atalhos dos navegadores. Achei isso muito ruim, pois um usuário mais "easy" não vai procurar tão a fundo como eu fiz. Para remover de vez é necessário fazer o seguinte: clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone ou atalho do Menu Iniciar do Internet Explorer, ir em Propriedades. Na guia Atalho você irá perceber que em Destino haverá o caminho do executável, que é "C:\Program Files\Internet Explorer\iexplore.exe" e logo depois aparece o endereço do Hao123. Ou seja, o atalho do IE, que deveria SOMENTE chamar o iexplore.exe, ao invés disto estará configurado para acessar o endereço do portal através do executável do IE. Para remover, vá com o mouse até Destino e apague o final desta linha, deixando apenas "C:\Program Files\Internet Explorer\iexplore.exe".

Atalho antes...
... atalho depois!

O mesmo deve ser feito com os atalhos do Google Chrome e Firefox.

Como já postei outras vezes, não sou a favor de penduricalhos que são instalados em nossos micros meio sem querer. Desinstalei no micro da minha irmã, é menos um no mundo!! rs 

Bjs,

Andy

6 comentários:

  1. Oi, Andy.
    Excelente dica. Aliás, essas barras de tarefa para o navegador, sequestradores de homepage e outros caronistas indesejáveis são realmente um pé... Olha, só complementando, sugiro dar uma olhadinha em minhas postagens http://fernandomelis.blogspot.com.br/2012/08/sequestro-de-home-page-e-buscador.html e http://fernandomelis.blogspot.com.br/2013/02/inutilitarios-e-barras-de-ferramenta.html.
    Bjs e até+ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mais uma da série: entrando pela porta dos fundos... rsrsrs
      Beijocas Fê.

      Excluir
  2. Otimo blog, cai aqui por causa do compartilhamento de impressoras e decidi dar uma espiada po ai, e realmente é muito bom, continue assim que você vai longe.

    ResponderExcluir
  3. Isso ai é mais velho, do que olhar pra frente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Blz... para uns é velho... para outros nem tanto.
      Cada um ao seu tempo :-P

      Excluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy