sexta-feira, 12 de abril de 2013

Atualização KB2823324

Notícia da semana: KB do mal!!

Esta semana muitas pessoas receberam uma surpresa: ao ligar o micro, se depararam com uma tela preta de DOS, informando que não é possível inicializar o Windows. O micro fica inoperante, ou seja, a princípio não há muito o que fazer. O que aconteceu foi o seguinte. Dia 09/04/2013 a Microsoft liberou a atualização KB2823324 para o sistema operacional Windows 7. Ela foi disponibilizada para corrigir um erro do Windows, mas ao invés disso, foi o causador de um problema que deixou muita gente de cabelo em pé. A princípio somente causou danos para usuários brasileiros que possuem Windows 7 32 bits. Para resolver o problema será necessário dar um boot no micro com o DVD do Windows e selecionar a opção "Reparar". Há também outras soluções. Leia mais em:
http://www.baboo.com.br/2013/04/solucao-da-atualizacao-kb2823324-para-windows-7/
http://channel9.msdn.com/posts/Update-de-segurana-KB2823324-do-Windows-7-32-Bit

O default do Windows é baixar e executar as atualizações do Windows automaticamente. Isto não é muito bom... Existe uma configuração do Windows Update, na qual as atualizações são baixadas de forma automática, mas são executadas manualmente. Siga os passos:

Iniciar - Painel de Controle - Windows Update - Alterar configurações
Selecione "Baixar atualizações, mas permitir que eu escolha quando instalá-las"

Desta forma o Windows irá fazer o download das atualizações, e quando terminar, aparecerá uma mensagem no canto da sua tela, solicitando instalação. Você decidirá quando fazê-la. Não é recomendável instalar os updates logo assim que eles são baixados, convém esperar um pouco. Em um caso como este, você teria a opção de entrar nas atualizações e bloqueá-la. Veja como:

Em Windows Update, clicar em "Atualizações importantes". Abrirá uma tela com as atualizações que foram baixadas, aguardando instalação. Veja o exemplo:


Localizando a KB que deve ser bloqueada, clique direito do botão do mouse sobre ela, selecione "Ocultar" (ou "Hide" se estiver em inglês). Ela irá sumir da sua listagem, e desta forma não será possível selecioná-la e instalá-la por engano. Para que ela reapareça, clique em "Restaurar atualizações ocultas".

Obs: através da contribuição dos meus amigos Fernando Melis e Alecsander Pereira, informo que a Microsoft lançou alguns dias depois uma outra atualização que corrige o problema do KB2823324. É o KB2840149. Leia mais em:
http://meiobyte.com/mb/?p=1798

Bjs.

Andy

4 comentários:

  1. Oi, Andy.
    A Microsoft atribuiu o problema a incompatibilidade com softwares de terceiros, mas não deu nome aos bois. No entanto, em casos como esses é mais importante recolocar o trem de volta nos trilhos do que descobrir o culpado pelo descarrilamento - providência que pode ficar para depois.
    Parabéns pela postagem de utilidade pública. Eu já preparei a minha, que inclui também algumas considerações sobre as atualizações automáticas e dicas para reverter atualizações problemáticas, mas ela ficou programada para amanhã (espero você lá).
    Em tempo: no post http://fernandomelis.blogspot.com.br/2012/04/xp-e-windows-7-atualizacoes-automaticas.html eu abordo em detalhes as várias possibilidades de configuração das atualizações automáticas do Windows.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernando.
    Pois é, muito fácil jogar a batata quente no colo dos outros. Mas dizer com todas as letras de quem é a responsabilidade, aí é que eu queria ver!! Se é que existe esse alguém né :-P
    Estarei lá!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi de novo, Andy.
    A atualização foi relançada sob o número KB2840149 e agora pode ser instalada sem problemas – caso o usuário não tenha configurado as atualizações automáticas no seu sistema, deverá acessar o Centro de Download da Microsoft e baixar a opção adequada para a sua versão do Windows. A MS não forneceu mais detalhes, mas parece que a incompatibilidade em tinha a relação com o plugin de segurança bancária G-Buster.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernando!
    Eu tinha ouvido isso ontem, mas não tive tempo de postar. Obrigada pela informação.
    Beijos

    ResponderExcluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy