terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Compras seguras na web

Compras online, quem não gosta? Comodidade, no conforto do seu lar, sem frequentar shoppings lotados, estacionamento... Mas você sabe como certificar-se de que o site é seguro?

Li hoje no jornal uma reportagem informando que ano passado (2012), mais de 2 milhões de brasileiros foram vítimas de tentativa de furto de informações pessoais e bancárias, 9% a mais que 2011. O que causa este crescimento alarmante do número de pessoas enganadas certamente é a falta de conhecimento, desatenção, pressa. Não seja mais uma vítima, informe-se.

Ao preencher qualquer cadastro na web, com informações pessoais, dados bancários, número de cartão de crédito, etc. verifique alguns itens, como:
- a empresa que está vendendo é confiável? há alguma reclamação registrada sobre compras online nesta empresa? Um bom site para verificar reclamações é o http://www.reclameaqui.com.br
- o endereço do site deve se iniciar por "https" e não por "http" (este S significa justamente SEGURO, https = HyperText Transfer Protocol Secure).
Obs: os navegadores apresentam o desenho de um cadeado na barra de endereço ou barra de status. Você poderá clicar duas vezes no cadeado, para visualizar o certificado.
- algumas empresas apresentam um selo de segurança, como o selo Site blindado da ilustração abaixo:

(clique para ampliar)

Ao clicar com o mouse sobre ele, você será direcionado para o site certificador, ou seja, o site que irá apresentar informações que asseguram a autorização do site para exibir o selo Site Blindado. Nela consta o nome do estabelecimento comercial (razão social), endereço do site, data do último teste de verificação de segurança do site, que "garante" que ele é "blindado" (mais adiante explicarei as aspas!) e até mesmo uma opção para se denunciar selos falsos. Observe se o endereço que você digitou corresponde ao que está contido em "Site Certificado".



Estes selos visam dar maior confiabilidade ao site e consequentemente, em suas vendas.  Mas, não se engane!! Existem sites de empresas não-confiáveis que exibem selos falsos, que não passam de uma simples figura. Como saber? Voltamos para a segunda sugestão: verifique o https no cabeçalho do endereço do site. Esta verificação é infálivel. Leia mais informações no site: http://www.linhadefensiva.org/campanha-selo-site-seguro

Mas afinal, o que há de diferente em um site https? Simples. Os dados que você digita em um site https recebem uma camada a mais de proteção, e com isto os seus dados trafegam pela rede criptografados.  Observe o esquema a seguir. Resumidamente, é isto:



Ao contrário do https, quando você preenche um formulário em um site http, seus dados trafegam pela rede sem criptografia, e uma pessoa mal intencionada (ataque conhecido como "man-in-the-middle") poderá interceptar suas informações. No caso do site ser falso é diferente, ninguém precisará interceptar o tráfego de informações, você estará enviando seus dados DIRETAMENTE para ele, sem saber.

Leia mais em: http://pt.wikipedia.org/wiki/HTTPS

Agora, voltando à explicação das aspas. Em outubro de 2012 o site da empresa de segurança brasileira Site Blindado foi invadido  por hackers. O selo foi alterado por outro que dizia "Site blindado hackeado". A mensagem deixada pelos hackers acusava a empresa de enganar os clientes, visto que vendem selos de segurança para sites da internet, mas em contrapartida apresentam vulnerabilidades em seus próprios servidores. O seu funcionamento foi rapidamente restabelecido, e as providências foram tomadas.

Uma outra dica para compras seguras na web é salvar ou imprimir todos os passos da compra, comprovantes, e-mails de confirmação, que possam ser utilizados posteriormente, caso algo dê errado na entrega do seu produto.

Se preferir, imprima um boleto bancário ao invés de preencher formulários e inserir os dados do seu cartão de crédito diretamente no site. Mas note que isto não garante sucesso na sua compra, e sim te assegura de que os seus dados não serão capturados na rede. Bem, na dúvida mesmo: não compre  :-)

Boa sorte e boas compras!
Bjs,

Andy


3 comentários:

  1. Oi, Andy.
    Parabéns por mais essa matéria de grande utilidade pública.
    Também acho que o boleto bancário minimiza o risco de fraudes online, mas lembro que o SEDEX a cobrar, quando disponível, proporciona uma camada a mais de segurança na transação, pois nesse caso o consumidor só efetua o pagamento ao retirar a mercadoria na agência dos Correios.
    No entanto, nada impede que ele abra a caixinha e não fique satisfeito com o que está lá dentro - sei de um caso em que a pessoa comprou um HD externo e recebeu somente uma carcaça com um pedaço de tijolo (para aparentar o peso adequado). Em rio que tem piranha, jacaré nada de costas.
    Beijo e até mais ler.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernando.
    Bem lembrado! É uma boa opção mesmo, o SEDEX a cobrar. Quanto à surpresa encontrada na caixinha ao invés do produto (rs), todos estamos sujeitos a isto, infelizmente. Por isso é que continuo afirmando que devemos comprar somente em empresas conhecidas. O risco nesses casos é bem menor!!
    Bjs e boa semana.

    ResponderExcluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy