segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Horário de Verão 2012

Como todos já sabem, o horário de verão vem aí!! Muitos amam (como eu!!), outros odeiam, mas não tem jeito...

Este ano o período será:

Início: 21 de outubro de 2012
Término: 17 de fevereiro de 2013


Para quem não sabe, este horário atualmente é determinado conforme o Decreto 6558, que foi assinado pelo presidente Lula em 2008: "fica instituída a hora de verão, a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional, adiantada em sessenta minutos em relação à hora legal. (...) No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término da hora de verão e o domingo de carnaval, o encerramento da hora de verão dar-se-á no domingo seguinte".

No Brasil ele começou a ser adotado de forma esporádica em 1931.  Mas foi somente a partir de 1985 que ele passou a vigorar anualmente em alguns estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e no Distrito Federal.

Com as tardes mais longas, pode-se notar a economia de energia devido ao melhor aproveitamento da luz natural do sol. Sei que há controvérsias, e há também quem diga que esta economia não passa de um mito. Mas segundo dados do site da ANEEL, a economia neste período do ano pode chegar a 5%. Este valor foi apurado através de medição pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS. Em 2006/2007 este valor foi estimado em R$ 50 milhões de reais, com 4% na demanda de energia nos horários de pico. Isto porque no horário crítico (que é das 18 às 21h) ainda podemos contar com a claridade do sol, e só lembramos de acender as luzes um pouco mais tarde. Em 1985 esta medida foi adotada devido ao racionamento ocorrido por falta de água nos reservatórios das hidrelétricas. Podemos então considerar o horário de verão como uma medida de prevenção, certo? Leia mais informações em:
http://www.aneel.gov.br/65.htm

Em relação à configuração do fuso horário no relógio do sistema operacional dos computadores, a Microsoft lançou o fix KB2732052 no mês de agosto/2012. Verifique se ele está instalado no seu micro (em Painel de Controle - Adicionar/Remover programas - selecionar Exibir atualizações). Caso não exista, você poderá baixá-lo e seguir as instruções do site:
http://support.microsoft.com/kb/2732052

Porém, tanto no Windows XP quanto no Windows 7 esta configuração já foi distribuída, e já está pronta até o ano de 2040, visto que agora estas datas são "fixas". A única atenção será quando o carnaval coincidir com o 3º domingo de fevereiro. Você pode confirmar esta informação na chave de registro:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\Time Zones\E. South America Standard Time\Dynamic DST

Bjs.

Andy

2 comentários:

  1. Oi, Andy.
    Excelente lembrança, já que daqui a alguns dias teremos de adiantar em uma hora os nossos relógios.
    Felizmente, como você bem destacou, as versões mais recentes do Windows são capazes de fazer o ajuste automaticamente, como também os celulares (desde que sincronizados com as respectivas operadoras).
    Beijos e até mais ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, querido amigo. É tanta correria que a gente quase esquece!!
      Apareça sempre que puder.
      Beijão

      Excluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy