segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Mobilicidade - BikeRio

Este final de semana voltei a pedalar!! Utilizei o serviço Bike Rio. Para quem não conhece, Bike Rio é um projeto de sustentabilidade da Prefeitura do Rio de Janeiro em parceria com o banco Itaú e o sistema de bicicletas SAMBA.  Funciona da seguinte forma:
1 - você acessa o site http://www.mobilicidade.com.br/bikerio.asp e faz o seu cadastro no link "Cadastre-se"
2 - com o cadastro você configura uma senha numérica; o login será o seu e-mail de cadastro
3 - acessa o link "Passe - Comprar Passe Bike Rio" e compra um passe no valor de R$10,00 através de um cartão de crédito; este passe é válido por 30 dias
4 - você receberá um e-mail, informando que o pagamento foi efetuado com sucesso
5 - prontinho!! Agora é só você procurar uma bicicleta livre em uma das estações ativas no RJ, que também podem ser consultadas através do mesmo site, no link "Home - Estações".

Para utilizar a bicicleta, você deverá ir até a estação, visualizar o número da estação e o número da posição da bicicleta. Para desbloqueá-la, existem algumas formas:
- se você tiver um smartphone com Android ou um iPhone, poderá previamente instalar o aplicativo BikeRio; basta acessar o site do celular e baixar o aplicativo no link "Aplicativos"; ao acessar o aplicativo, ele pedirá seu número de celular com DDD, senha de acesso (criada no passo 2), número da estação e número da posição da bike;
- se você tiver um smartphone com outro sistema operacional, poderá abrir o site do celular, acessar o link Aplicativos e selecionar WAP; também irá solicitar os mesmos dados acima;
- se você não tiver um smartphone poderá entrar em contato com a central telefônica 4063-3999/3111 ou 3005-4316 e informar seus dados por telefone.

Antes de retirar a bicicleta, devemos avaliar se ela apresenta boas condições de uso (pneu, freios, altura do banco, etc.). Ao informar os dados da bike para desbloqueá-la, uma luz verde irá piscar e após um estalo, a bike estará livre para ser utilizada. Puxe a bicicleta e enjoy it!! Você terá direito a 60 minutos de utilização. Antes deste tempo você deverá retorná-la ao posto mais próximo (não precisa devolver no mesmo posto em que ela foi retirada). Se ultrapassar este tempo, será cobrada uma taxa de R$5,00 por cada hora excedente. Podemos realizar várias viagens gratuitas no mesmo dia, desde que não se ultrapasse os 60 minutos em cada uma delas e desde que se respeite o intervalo de pelo menos 15 minutos entre uma e outra viagem. Caso a bicicleta apresente algum defeito durante o passeio, basta levá-la ao posto mais próximo e entrar em contato com a central telefônica informando. Siga as orientações da atendente, e a bike será trocada por outra sem custo adicional.

Não há mais desculpas para ficar em casa durante os finais de semana de sol no Rio!!

Bjs,

Andy

6 comentários:

  1. Oi, Andy.
    Sempre me vi paulista de nascimento e carioca de coração. Aliás, entre a virada do século e 2004, por aí, eu dividia meu tempo entre a Cidade Maravilhosa e a velha Sampa. Quando no Rio, eu acordava de manhã sob as alvíssaras do sol do Leblon e pensava comigo que aquele dia jamais poderia ser totalmente ruim.
    Que saudade do Baixo, da picanha do Martins (na praça Antero de Quental) e das minhas caminhadas do mirante até o Arpoador (às vezes, eu ia até o Leme). Na volta, depois de uma água de coco, uma salgada na carcaça e um cerva geladinha (que ninguém é de ferro), este que vos escreve se sentia mais jovem a cada dia.
    Enfim, vão longe no além essas lembranças. Ciclovias, aqui também tem, mas não passam de uma piada que só faz graça nos finais de semana, e olhe lá. De resto, quando o pôr do sol é bonito, a faixa dourada que esconde o sol avermelhado é culpa da poluição.
    Beijos, dona moça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo! Volta pra cá então!!
      Muito triste o seu depoimento. Conheço pouco São Paulo. Mas o Rio é realmente uma cidade linda, maravilhosa. Não dá pra ser totalmente triste por aqui!! Como toda cidade grande, também tem seus problemas. Mas é só andar um pouquinho, olhar as praias, a natureza, o carioca... Aí tudo passa!!
      Esse projeto das bikes é realmente a cara do Rio. Eu adorei.
      Bjs!

      Excluir
  2. Reportagem sobre alguns probleminhas que os usuários das bikes encontram pela frente:
    http://oglobo.globo.com/rio/sistema-bike-rio-da-sinais-de-superacao-precisa-de-expansao-6273723#ixzz28KCuWIwg

    O projeto é ótimo, mas precisa melhorar. Tomara!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, Andy!!! Só quero conseguir baixar aplicativo no meu smart e não consigo, pois ele não reconhece o cartão de memória, ao passo que a memória do aparelho está cheia...
    Você conseguiria me ajudar?
    Bjusss

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, Andy!!!!
    Só não consigo baixar o aplicativo para o meu smart... Ele não reconhece o cartão de memória, ao mesmo tempo em que falta espaço na memória do aparelho...
    Você conseguiria me ajudar??
    Bjusssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandy!! Bom vê-la por aqui.
      Vou te ajudar sim. Inclusive você adivinhou!! Minha próxima postagem será sobre isto mesmo, gerenciamento de memória nos celulares. Aguarde!!
      Bjs.

      Excluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy