quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Compartilhando impressora via rede wi-fi

Você tem um um computador na sua casa, ligado a uma impressora. Para imprimir textos e fotos do micro, beleza. Mas você também tem uma rede sem fio, e utiliza notebook, tablet, etc. E para imprimir destes dispositivos, o que você faz? Salva em um pendrive, ou envia para o seu e-mail, abre no seu computador e daí imprime? Muito trabalho não? Pois saiba que existe uma forma de você imprimir diretamente do notebook para a sua impressora. Basta você compartilhá-la.

Quando você compartilha a impressora, você a torna disponível para todos os dispositivos que estão dentro da sua rede local. Entenda o cenário abaixo: a impressora está ligada diretamente ao seu computador via cabo de comunicação, cabo de cor verde. O micro também está ligado ao roteador da rede por meio de um outro cabo, de cor vermelha (obs.: também há a possibilidade de seu micro estar conectado ao roteador via wi-fi, se seu micro possuir uma placa de rede sem fio, mas é menos usual). O seu notebook está conectado ao seu roteador, via wi-fi. Logo seu micro e seu notebook estão conectados à mesma rede local.


Computador (desktop) => Roteador da rede <= Notebook

Quando você compartilha a impressora no seu micro, você a torna "visível" para o seu notebook, mesmo que ela não esteja conectada diretamente a ele. Com isso você consegue imprimir também através do notebook.

Como fazer? No seu computador, dentro do Windows vá em Iniciar => Dispositivos e impressoras. Localize a impressora que deseja compartilhar, clique com o botão direito do mouse sobre ela e vá em Propriedades da impressora. Clique na aba Compartilhamento e selecione a opção Compartilhar esta impressora. Você deverá escolher um nome para ser visualizado nos outros micros, por exemplo: HPDeskJet (evite espaços, coloque um nome pequeno e fácil). O ícone da impressora aparecerá com uma "mãozinha", indicando que ela  está compartilhada na rede.


No seu notebook, vá em Iniciar => Dispositivos e impressoras. Clique em Adicionar uma impressora => Adicionar uma impressora de rede, sem fio ou Bluetooth (obs: estas opções podem variar um pouco, dependendo da versão do Windows). Neste momento o Windows irá localizar a impressora que está compartilhada na rede. Em alguns minutos - cruze os dedos! - a impressora irá aparecer na listagem. Basta clicar na impressora e Avançar.  A impressora será instalada no seu notebook. Faça um teste de impressão, selecionando esta impressora.

Bjs.

Andy

12 comentários:

  1. Oi, Andy.
    Sem prejuízo da sua excelente dica, achei por bem lembrar que o compartilhamento de impressoras pode comprometer a segurança no caso de algum usuário "inconveniente" acessar sua rede. Para evitar a trabalheira de salvar os arquivos em pendrives, HDs externos e afins, basta mandá-los para a nuvem, de onde você poderá resgatar facilmente a partir de qualquer PC, tablet ou smartphone. A propósito, devo publicar em breve, lá no meu Blog, uma matéria sobre diversas opções, tanto pagas quanto gratuitas (vale a pena conferir).
    Beijocas e até mais ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando!
      É uma boa opção também gravar na nuvem, abrir no micro e imprimir. Mas é como se estivesse enviando para seu próprio e-mail. No meu post eu quis informar que existem outras formas de imprimir diretamente do notebook, compartilhando a impressora. Não entendi o que vc quis dizer com "comprometer a segurança". Pode me explicar?

      Excluir
    2. Não tem solução mais simples que configurar o filtro de acesso via MAC adddress.

      Excluir
  2. Oi, Andy.
    Talvez a paranóia me tenha feito interpretar de outra maneira o que você tinha em mente, mas, como diz um velho ditado, “em rio que tem piranha jacaré nada de costas”.
    Com um roteador distribuindo o sinal em todas as direções, não é difícil que você – usuário legítimo da rede sem fio – tenha dificuldade para acessar a Internet do seu quarto ou da varanda do apartamento, por exemplo, enquanto que seus vizinhos (do lado, de cima, de baixo ou mesmo lá do começo da rua) compartilhem alegremente sua conexão.
    Como você bem mencionou, ao compartilhar uma impressora na rede, você a torna visível (ou por outra, você a disponibiliza) para todos que têm acesso a essa rede, e como nove entre dez usuários não adotam as medidas de segurança adequadas, isso pode potencializar os riscos - que já não são pequenos. Como eu costumo dizer, navegar na Web está mais para um safári selvagem do que para um bucólico passeio no parque (risos).
    Beijos e até mais ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi o q vc quis dizer. É sempre bom alertar para os riscos. Mas não acho que se deva deixar de utilizar um recurso pratico como esse, basta configurar a rede wi-fi de maneira correta e segura. E para isto não faltam dicas na interne - o meu blog e o seu estão cheios delas!! Basta disposição para uma boa configuração, certo?
      Bjs!!

      Excluir
  3. Isso aí, dona moça. Beijo grande e um excelente final de semana para você.

    ResponderExcluir
  4. Andy tudo bem tem como compartilhar impressora de wifi para wifi,ve se entende. impressora ligada num notebook recebendo sinal wifi,e posteriormente comparilhado a impressora para outro not.obs: sao 2 notbook e uma impressora usando sinal wifi nao teNHO um computador de mesa aqui pego o sinal wifi de outra pessoa.
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alex.
      É possível sim, mas precisa fazer alguns testes. Da mesma forma como você compartilha no desktop, você ativa o compartilhamento da impressora através do Painel de Controle do notebook ao qual ela está conectada. A partir daí, ela se torna um dispositivo compartilhado na sua rede wi-fi. Aí começam os questionamentos: qual sistema operacional dos dois notebooks? Isso é necessário para que possamos saber se há mais alguma configuração a ser feita, a respeito do tipo de rede que você configurou (rede doméstica, rede corporativa, etc.), ou se há algum bloqueio no firewall, essas coisas. Compartilhe conforme minha postagem, e veja se você consegue "enxergar" a impressora do outro micro. Se não conseguir, me retorne, ok?
      Bjs,
      Andy

      Excluir
    2. Tome cuidado porque a pessoa a qual você isa o wifi pode ter acesso a sua impressora e sair imprimindo milhars de coisas com ela sem q vc tenha que libera-la

      Excluir
    3. Ola Anônimo.
      Obrigada pelo seu comentário.
      Existe este inconveniente mesmo. Mas você pode tomar algumas precauções, como por exemplo, "esconder" a sua rede wi-fi. Na minha casa, por exemplo, eu habilito a opção "Desativar SSID broadcast". Desta forma uma pessoa com um dispositivo não irá visualizar o nome da minha rede como "rede disponível". Somente os dispositivos que eu configurar o nome e a senha da rede sem fio manualmente irão ter acesso à rede. Além disso também configuro o filtro de MAC´s. Leia mais no meu post:
      http://infodicasandy.blogspot.com.br/2009/06/dicas-para-configuracao-de-um-roteador.html

      Desta forma, não vejo perigo em compartilhar a impressora!
      Bjs.

      Andy

      Excluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy