sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Spam de sexta-feira...

Não é mole não...

Recebi hoje um e-mail que eu acho até um abuso.  Banco Itaú, solicitando que você atualize seu iToken, clicando em um link.  E o pior: com meu nome errado!! Não sou "altamiro rocha de alcantara". Provavelmente tentativa e erro para as iniciais do e-mail "aralcantara". Pense: será que a atualização sairá "magicamente" do seu computador para o seu token, que estaria neste momento, dentro da sua bolsa??  Sei que muitas pessoas desinformadas poderiam cair nesse golpe, mas é só raciocinar um pouquinho. O token é um equipamento eletrônico, não tem conectividade nenhuma com seu micro. A única forma de atualizar seria trocando por outro mais novo. Bem... estou um pouco impaciente hoje, deve ser isso. Achei absurdo demais. Mas vá lá... pode acontecer com qualquer um.

Como eu mesma já postei antes, na dúvida você pode posicionar o mouse no link que eles enviam por e-mail (posicionar, mas NÃO CLICAR!!), e observar na barra inferior do seu browser para qual site você seria direcionado, caso clicasse nele. E geralmente é um site super estranho, esquisito, ou seja, que não tem nenhuma relação com a instituição que te enviou o e-mail.

Segue abaixo o e-mail que recebi.


Lamentável.  Mas ainda acontece!!

Bjs,

Andy

4 comentários:

  1. Oi, Andy.
    Aqui é direto, Itaú, Banco do Brasil, Santander, Citibank e uma porção de instituições onde eu jamais tive conta. Infelizmente, alguém sempre cai nesse conto do vigário - e olha que eu tenho dezenas de postagens alertando para esse risco; basta pesquisar meu humilde Blog,
    Enfim, cautela e canja de galinha não fazem mal a ninguém, né?
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Só pra complementar: vide http://fernandomelis.blogspot.com.br/2012/03/prevenir-acidentes-final.html ou pesquise meu Blog a partir de termos chave com SCAM, PHISHING, Maracutaia e afins.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Andy.

    Alguns Phishing Scams são tão bem-feitinhos que só mesmo a impropriedade da solicitação chama a atenção para a fraude (o perigo de morder a isca é grande se o internauta for cliente do Banco em questão).

    Se você me permite complementar sua sugestão, em caso de que links suspeitos o melhor é usar um scanner (para saber mais, siga os links http://fernandomelis.blogspot.com.br/2009/09/avg-link-scanner.html e http://fernandomelis.blogspot.com.br/2006/09/proteo-contra-adware-spam-vrus-fraudes.html).

    Caso sua suíte de segurança não incorpore esse recurso, experimente o http://www.trendsecure.com/portal/en-US/tools/security_tools/trendprotect ou o http://www.urlvoid.com/. Já para analisar links encurtados (saiba mais em http://fernandomelis.blogspot.com.br/2011/04/de-volta-aos-encurtadores-de-url.html), o melhor é o Sucuri (http://sitecheck.sucuri.net/scanner/).

    Já para manipular um link sem correr o risco de abri-lo sem querer, dê um clique direito sobre ele e, no menu de contexto, escolha a opção Copiar atalho (Internet Explorer), Copiar Link (Firefox) ou Copiar endereço do link (Chrome) e cole-o com segurança utilizando o atalho Ctrl+V.

    Beijos em você e boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernando!
    Eu só postei pq achei muito absurdo. Chega a ser uma audácia ;-)
    Muito obrigada pelas dicas, adorei!!
    Bjs e até mais

    ResponderExcluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy