quarta-feira, 1 de agosto de 2012

iPad sem 3G ??

Você possui um tablet somente com o recurso de acesso à internet via Wi-Fi, ou seja, sem acesso através da tecnologia 3G? Nem tudo está perdido.

Eu ganhei um iPad nestas condições. Para mim não houve tanto problema. Afinal, o acesso à internet através da rede sem fio está cada vez mais fácil e disponível hoje em dia, não é mesmo? Em hospitais, shoppings, aeroportos, pousadas, até nas praias!! Mas para aqueles outros locais em que isto não é possível, podemos recorrer ao 3G. No caso dos iPad´s, não é possível inserir um modem USB, pois não há compatibilidade. A solução é fazer uma "parceria":  iPad + celular. Mas para isto, é claro, você deve possuir um plano de acesso a dados com sua operadora telefônica.

A maioria dos smartphones possui um aplicativo chamado "Router Wi-Fi" ou algo do tipo. Vou descrever como exemplo o celular Samsung Galaxy Mini GT-S5570B.

Primeiramente vá em Configurações - Conexões sem fio e rede - Ancoragem e Roteador Wi-Fi - Configurações do Roteador - Configurar Roteador Wi-Fi. Nesta tela você deverá inserir um nome para a sua rede em "SSID de rede". Exemplo: Samsung_AP. Selecione o tipo de segurança. O recomendável é "WPA2 PSK", pois a opção "Aberta" ficará disponível sem segurança e sem senha. Selecionando esta opção, insira uma senha de pelo menos 8 caracteres e pressione "Salvar". A configuração no celular está feita (fácil não?). Agora clique em "Rotador Wi-Fi" e aparecerá a mensagem "Roteador Wi-Fi Samsung_AP está ativo". No iPad vá em Ajustes - Geral - Rede - Wi-Fi. A rede Samsung_AP deverá aparecer na listagem de redes disponíveis. Clique sobre ela e insira a senha que você configurou no seu celular. Pronto: você estará apto a utilizar a internet do seu iPad através do 3G do seu celular.

Fique atento ao seu limite de uso, que será definido pela sua operadora telefônica. E também quanto ao consumo de bateria do seu celular, que aumentará bastante.

Para os casos de celulares mais antigos, como no caso do HTC Touch 2 (com Windows Mobile 6.5), esta opção não existe. O que há é somente a opção de ancoragem através de um cabo USB. Ainda assim é possível baixar um aplicativo. No meu caso baixei o "CM Internet Sharing". Nele você também configura um nome para a rede e uma senha. Desvantagem: a segurança é WEP (menos segura) e ela somente aceita senhas numéricas (mais fraca). Após isto, basta clicar em "Start". A rede deverá aparecer na listagem de redes disponíveis na configuração do iPad, justamente como na explicação descrita anteriormente.

Bjs!!

Andy

6 comentários:

  1. Oi, Andy.
    Apareceu a margarida (risos).
    Pois é, e o 4G, que começa a operar nas cidades-sede da COPA DAS CONFEDERAÇÕES em abril do ano que vem – estima-se que o download de uma imagem de 1 MB, que atualmente leva cerca de 30 segundos, venha a ser concluído em apenas 2 segundos. É esperar para ver, porque isso aqui ainda é Brasil.
    Beijos; apareça "lá em casa" para dois dedinhos de prosa, OK?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando!
      Apareci ;-)
      Vamos aguardar o 4G. Tomara que seja isso tudo mesmo.
      Bjs

      Excluir
    2. Oi de novo, Andy.
      Voltei para agradecer sua sugestão e dizer que consignei minha reclamação no website da ANATEL. Agora o jeito é aguardar os cinco dias e voltar lá para ver que bicho deu.
      Beijo grande e até mais ler.

      Excluir
    3. a frequência do 4g(lte) do ipad é diferente do que sera usado aqui no brasil... lá eles usam a frequência que aki é usado pela tv analogica, já que lá nao é mais usado esse tipo de sinal

      Excluir
  2. Grato pelo post! Precisei conectar meu Ipad por wi-fi e usei um Sony Ericsson Xperia X1 e deu certo. Bjs e paz.

    ResponderExcluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy