sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Consumo de bateria nos smartphones

Você comprou um smartphone e agora está achando que a sua bateria está "indo para o espaço" rápido demais? Você não está só!!

Os celulares deixaram de ser apenas celulares já faz tempo...  O aparelho que antes você utilizava somente para fazer e receber ligações, hoje ganhou muitas outras funcionalidades: jogos, câmera fotográfica, acesso à internet, e-mail, SMS, redes sociais, player de MP3, rádio, e por aí vai... Como é que você acha que sua bateria vai gastar o mesmo de antes? Impossível.

Se o seu celular tiver o sistema Android, pelo que já li em vários sites, o brilho da tela do é um dos maiores vilões. Não sei confirmar isso, já que no meu celular ao acessar o "Uso da bateria" a opção "Visor" indica apenas 3% de uso. De qualquer forma diminuí o brilho da minha tela, por achar mais agradável.

Logo no início, a minha bateria chegou ao fim em menos de 12 horas!! Fui "obrigada" a ler todo o manual e sair desabilitando TUDO, porque TUDO veio habilitado por padrão. Entenda-se por TUDO: 3G, Wi-Fi, GPS, Bluetooth, sincronismo de dados em segundo plano, atualização automática de aplicativos, etc etc etc. Hoje faço tudo isso manualmente. Quando seu Wi-Fi está habilitado, por exemplo, o seu celular fica frequentemente procurando por uma rede disponível, tenta se conectar, se conseguir conexão, tenta pegar um endereço IP, daí começa a procurar atualizações de aplicativos, e por aí vai. Aí não tem bateria que aguente né? Hoje ela dura entre 3 e 4 dias, já está ótimo para mim, que tenho carregador de celular em casa, no trabalho e no carro (ele usa o padrão USB). Exagero? Bem, na minha opinião não. Assim não corro risco de ficar sem celular!! Já li também a respeito de aplicativos gratuitos que podemos baixar na App Store, que gerenciam o uso da bateria, de forma que alguns recursos possam ser desabilitados, em caso de desuso. Também pode ser uma boa opção.


Achei um site bem legal, com dicas bem explicadas, com as telas do Android e tudo o mais:
http://onsoftware.softonic.com.br/economizar-bateria-android-parte-1
http://onsoftware.softonic.com.br/economizar-bateria-android-parte-2

E como sempre, o blog do meu amigo Fernando também traz algumas sugestões:
http://fernandomelis.blogspot.com.br/2011/07/smartphones-etc-conclusao.html

Bjs,

Andy

4 comentários:

  1. Excelente postagem - clara e concisa - sobre um assunto que realmente "dá muito pano pra manga".
    Obrigado pela remissão ao meu humilde Blog; realmente, o post que você referenciou oferece diversas dicas práticas e funcionais a propósito.
    Beijo grande e até a próxima.

    ResponderExcluir
  2. Smartphones de fato são uma revolução na maneira como enxergamos os dispositivos de celulares hj em dia e com o grande número de aplicativos disponíveis o consumo da bateria vai lá em cima. Comprei o meu esse ano e vira e mexe tenho que carregar mas também uso ele direto, acho que se o sinal 3G fosse melhor por aqui acho que acabaria usando ainda mais. E eu faço tudo errado, deixo tanto o wifi quanto o 3G ativados o que como vc disse contribui para baixa durabilidade da bateria. O bom eh que estou sempre com o meu carregador por perto ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc. Se o sinal 3G fosse melhor, certamente nossas baterias iriam durar mais. Mas enquanto a gente espera esse dia chegar, o jeito (pelo menos é minha opiniao) é habilitar só qdo for usá-la.
      Obrigada pelo comentário Thalles!
      Bjsss

      Excluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy