quarta-feira, 13 de julho de 2011

Ultrabooks: concorrentes dos tablets?

Na última Computex*, realizada em maio, Taiwan, a Intel anunciou o novo concorrente dos tablets: os ultrabooks.  Trata-se de equipamentos ultrafinos, que possuem as seguintes características:

  • tela de 11"
  • espessura de até (acredite!!) 2cm
  • processador de baixíssimo consumo (os primeiros utilizam Intel Core i5 e Core i7)
  • peso de pouco mais de 1Kg
  • armazenamento em SSD, ao invés dos HD´s comuns (o que implica em boots bem mais rápidos).

Estima-se que as vendas sejam iniciadas ainda neste segundo semestre, a preços em torno dos U$1.000.  As empresas que já estão lançando seus modelos, por enquanto, são:  Asus e HP.

 Modelo Asus UX21


O notebook modelo MacBook Air da Apple liderava, até pouco tempo atrás, algumas dessas características imbatíveis.  Observe abaixo:



Ainda é muito pessoal a escolha entre um notebook, netbook, tablet ou ultrabook.  Cada um tem suas vantagens e desvantagens.  O ponto negativo em um tablet, na minha humilde opinião, está na falta de um teclado. É claro que existe a opção de conectar um teclado específico para tablet, mas aí já perde a sua principal característica, que é portabilidade. Tudo vai depender da sua funcionalidade. Se o objetivo é fazer leituras, visualizar páginas da internet, não vejo problemas. Agora para digitar mensagens longas, textos... só o teclado virtual não basta!! Aliado a isto, existe também outro problema: o desconforto da posição de uso do teclado nos tablets. Ok, existem apoios que podem atenuar este problema, mas voltamos à mesma conclusão inicial. Se é portátil, tem que ser prático.  Em um notebook, por exemplo, a tela fica de frente para você, e não na horizontal, em cima da sua mesa ou algo do tipo...  ;-)

Bem, vamos aguardar as vendas.
Eu já estou de olho!!

Bjs,

Andy

_____________

* Computex é uma exposição de informática realizada anualmente em Taipei, Taiwan.  Nos últimos anos tem se tornado uma das maiores feiras de tecnologia do mundo.

2 comentários:

  1. Your means of describing everything in this paragraph is truly good, every one be capable of without
    difficulty know it, Thanks a lot.
    Here is my homepage :: Microsoft Surface Shipping Date

    ResponderExcluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy