Como o próprio nome já diz, sua principal característica é rotear (encaminhar) o pacote de dados, escolhendo sempre o melhor caminho da origem até o seu destino. Entenda como “melhor caminho” ou a menor rota possível (mais rápida) pela qual o pacote irá trafegar ou a rota que está menos congestionada naquele momento. Os roteadores possuem uma configuração interna chamada de tabela de roteamento. Esta tabela contém a identificação das redes e dos seus próximos saltos. Ou seja, ao receber um pacote o roteador analisa se este pacote está sendo destinado à sua própria rede, ou a uma das redes que estão na sua tabela de roteamento.
- Para o caso em que o pacote foi destinado a um micro que está em uma das redes configuradas em uma das interfaces do roteador: o roteador encaminha o pacote diretamente para a rede do micro de destino.
- Para o caso em que o pacote foi destinado a um micro fora da sua rede, mas que pertence a uma rede “conhecida”, ou seja, o endereço de rede está na sua tabela de roteamento: nesta tabela existirá uma correspondência entre o endereço de rede o próximo salto, ou seja, a próxima rota para onde o pacote será encaminhado. O roteador enviará o pacote para o próximo salto.
- Para o caso em que o pacote foi destinado a um micro fora da sua rede, e que não pertence a nenhuma rede “conhecida”, ou seja, o endereço de rede não está na sua tabela de roteamento: o pacote será encaminhado para um endereço conhecido como rota padrão. Isto significa que, caso o roteador não saiba o que fazer com o pacote, este o enviará para um endereço pré-determinado conhecido como rota padrão.
Esta tabela de roteamento pode ser estática ou dinâmica. Tabela estática pode ser configurada pelo administrador da rede, ou seja, nesta tabela são informadas manualmente quais serão as rotas para cada endereço de rede. Este tipo de tabela possui algumas desvantagens. Por exemplo, a cada mudança física que houver na rede, o administrador terá que alterar manualmente as rotas dos dispositivos envolvidos nesta mudança. Isto aumenta a possibilidade de falhas. Já a tabela dinâmica é “montada” a cada comunicação com sucesso que ocorrer no roteador. Dizemos que o roteador “aprende” os caminhos, e os armazena na sua tabela de roteamento dinâmica.
Para entender como a tabela dinâmica se atualiza, vamos tomar como exemplo os esquemas das figuras 4 e 5.
Na figura 4 o Micro A quer enviar um pacote para o Micro D. O pacote é encaminhado para o Roteador 1. Ele verifica o endereço da rede do micro de destino e identifica que é o endereço de uma de suas portas. Ele encaminha o pacote para esta porta, e “anota” na sua tabela que a rede do Micro D está ligada à sua Porta 2, por exemplo. Qualquer outro pacote que for enviado posteriormente para o Micro D já será encaminhado diretamente para a Porta 2, pois já existirá uma rota para ele na tabela de roteamento do Roteador 1.
Na figura 5 o Micro A quer enviar um pacote para o micro F. O pacote é encaminhado para o Roteador 1. Ele verifica que a rede do micro de destino não é o endereço de nenhuma de suas portas, mas está na sua tabela de roteamento. Neste caso ele envia o pacote para o endereço do próximo salto, que no nosso exemplo é o Roteador 3. O Roteador 3 faz o mesmo processo, e encontra o endereço de rede do Micro F em uma de suas portas. Envia o pacote para esta porta e “anota” na sua tabela de roteamento que o endereço de rede do Micro F está ligado à sua Porta 2, por exemplo, atualizando deste modo a sua tabela.
Os roteadores também trocam informações entre si (informações de rotas conhecidas), colaborando para preencher e atualizar as tabelas de roteamento um do outro.
Para saber mais, visite:
http://www.clubedohardware.com.br/artigos/1352/5
Obs1: o roteador trabalha na camada de rede do modelo OSI, ou seja, camada 3.
Obs2: o esquema acima representa o exemplo mais simples de roteamento, visto que podemos combinar diversas configurações, com diferentes protocolos, topologias, regras (ACL´s), etc. que acarretariam alterações do caminho dos pacotes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy