quarta-feira, 5 de agosto de 2009

2. Dispositivos de Rede - Switch

Switch ou comutador:

Também é um dispositivo que interliga vários computadores, porém com diferenças em relação aos hubs no que diz respeito ao tratamento dos pacotes. Toda placa de rede possui um código de fábrica único, que é conhecido como MAC. Os switches conseguem identificar os micros conectados a ele através deste endereço MAC. Ou seja, ao receber um pacote de dados, o switch analisa o MAC de destino e verifica se ele está ligado diretamente a uma de suas portas ou não.

- Para o caso em que o micro do MAC de destino esteja ligado ao switch: ele envia o pacote somente para este micro (note que neste caso não há broadcast, como acontece com o hub).

- Para o caso em que o micro do MAC de destino não esteja ligado ao switch, ou seja, caso ele esteja em uma outra rede (rede remota): o switch simplesmente descarta o pacote.

Para entender como funciona um switch, vamos tomar como exemplo os esquemas das figuras acima.

Primeiramente precisamos saber que o switch possui uma configuração interna, chamada tabela de endereço MAC. Assim que ligamos o switch, esta tabela está vazia. Durante a transmissão dos pacotes de dados, sua tabela vai sendo “montada”. Toda vez que um pacote é entregue ao seu destino, o switch anota em sua tabela o MAC dos micros envolvidos nesta transmissão, ou seja, o MAC do micro de origem e o MAC do micro de destino.

Vamos visualizar melhor observando o exemplo da figura 2. O Micro A quer enviar um pacote para o Micro C. O pacote é encaminhado para o Switch 1. Ele verifica que o endereço MAC do micro C (micro de destino) está na sua própria rede. Ele encaminha o pacote diretamente para ele, e anota na sua tabela que o Micro A está ligado à sua Porta 1 e que o Micro C está ligado à sua Porta 3. Qualquer outro pacote que for enviado posteriormente para o Micro A ou para o Micro C já será encaminhado diretamente para eles, pois já existirão indicações de portas para eles na tabela de endereço MAC do Switch 1.

Na figura 3 o Micro A quer enviar um pacote para o micro D. O pacote é encaminhado para o Switch 1. Ele verifica que o endereço de rede do Micro D não pertence à sua rede. Neste caso ele simplesmente descarta o pacote.

Com o switch é possível criar VLAN´s. Isto significa que podemos dividir a rede local em várias redes menores, com o objetivo de melhor gerenciá-la. Com a utilização de switches, não existe a colisão de pacotes, como acontece com os hubs. Isto ocorre porque cada porta de um switch é considerada um domínio de colisão diferente, ou seja, os dados de um segmento só trafegam naquele segmento.

Obs: o switch trabalha na camada de enlace do modelo OSI, ou seja, camada 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy