segunda-feira, 4 de maio de 2009

Como customizar o perfil “Default User” no Windows XP

Geralmente quando vamos instalar o Windows XP em um micro de alguém que compartilha o computador com várias pessoas (irmão, pai, mãe, amigo, etc.), é comum também criarmos vários usuários dentro do Windows, um para cada pessoa. Esta aliás é sem dúvida a melhor opção, já que cada um vai querer customizar o Windows da forma que quiser. Por exemplo: cada um vai querer um papel de parede diferente, vai querer escolher quais cores e quais ícones aparecerão na área de trabalho, etc. Porém algumas configurações básicas serão iguais para todo mundo. Por exemplo: as configurações de impressora serão as mesmas para todos os usuários, os programas instalados (Office, Winzip ...), etc. Para não ter o trabalho de fazer algumas dessas configurações várias vezes, ou seja, entrar em usuário por usuário para configurar, vai aqui uma dica interessante. Existe uma forma de você criar um modelo, que será seguido por todos os demais usuários. É o chamado “Default user” ou “Usuário padrão”.

Primeiramente vamos entender o que é “Default user”. Quando muitas pessoas logam em um mesmo computador, o Windows utiliza um perfil local interno como modelo, a fim de que todos os usuários novos que logarem neste micro recebam as configurações que você especificar e achar importantes. Como exemplos dessas configurações temos: impressora instalada, mapeamentos de drives (se o micro estiver em rede), ícones do desktop ou da barra de inicialização rápida, opções de configuração da Internet, etc.

Para que este modelo seja criado, é necessário que ele seja feito assim que o Windows for instalado, ou seja, quando ele estiver novinho em folha. Isto porque é necessário que você primeiro crie este “usuário padrão”, e só depois quando as pessoas logarem pela primeira vez, o novo perfil será “espelhado” neste default user, e conseqüentemente irá pegar todas as configurações que você fez previamente.

Vamos à configuração. É recomendável que você faça antes um backup da seguinte pasta:


C: \Documents and Settings\Default User

Copie todo o conteúdo desta pasta em um local seguro. Isto porque se houver qualquer problema, você poderá retornar ao padrão inicial.

Logue como
Administrador e crie outra conta qualquer, também com perfil de administrador da máquina. Dê logoff e logue com esta conta que foi criada. Faça todas as alterações desejadas (como as que mencionei anteriormente). Reinicie o computador. Logue como Administrador. Entre em: Painel de Controle – Sistema – Propriedades de Sistema – Avançado. Onde tiver Perfis de usuário, clique em Configurações. Clicar em cima do nome do usuário que você criou, clicar em Copiar o perfil para – Procurar – selecionar a pasta C: \Documents and Settings\Default User – OK. Em Uso permitido clicar em Alterar – Todos – OK.

Pronto! Quando o próximo usuário novo logar, as configurações serão replicadas para ele, poupando tempo e trabalho desnecessários a você!! ;-)

Bjs,

Andy

14 comentários:

  1. Gostei.
    Estava procurando por isso mesmo :)
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Que bom!!
    Espero ter ajudado.
    Bjs,
    Andy

    ResponderExcluir
  3. Faço este procedimento há muito tempo e hoje ao copiar o perfil para o Default user, ele apagou o conteúdo do default user e não copiou o perfil do admin. Já viu isso?!
    Obrigado,
    Julio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julio.
      É bem estranho, pq este procedimento sempre funcionou comigo. Vc copiou o perfil do admin para default user, ou outro perfil diferente? Vc chegou a fazer o backup da pasta C: \Documents and Settings\Default User ?
      Bjs!

      Excluir
  4. Boa noite!
    Andy

    Que bom ter encontrado este esclarecimento.muito bom mesmo.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  5. BOA NOITE!
    LANDY

    ADOREI ESTE TEU ESCLARECIMENTO SOBRE DEFAULT USER.MIM AJUDOU BASTANTE
    .GRATO

    NINIO

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Seu micro entra no Windows direto, sem pedir senha? Se sim, é provável que vc esteja entrando com perfil de Administrador. Para ter certeza, vá no Painel de Controle, clique em Usuários e veja qual ou quais usuários vc tem cadastrado no seu Windows. Outra forma é vc logar, depois dar um CTRL + ALT + DEL pedir para bloquear o Windows. Desta forma aparecerá o nome do seu usuário corrente.
      Bjs.

      Excluir
    2. Voce entra no PAINEL DE CONTROLE, e lá vai em FERRAMENTAS ADMINISTRATIVAS, e depois em....GERENCIAMENTO DO COMPUTADOR. Ira então abrir uma nova janela de nome: GERENCIAMENTO DO COMPUTADOR, procure entao a esquerda desta janela o "USUÁRIOS E GRUPOS LOCAIS" e lá vá em USUÁRIOS.
      Encontre o usuário Administrador, clicando nele com o lado direito do mouse para ir em "Propriedades" dele, desmarcando uma caixa de seleção que dá a opção de ativar ou nao a conta do daquele usuário, neste caso o do Administrador mesmo.
      Pronto!!! Faça Logoff que o usuário administrador estará lá.

      Att: Michel G.

      Excluir
    3. Olá Michel, tudo bem?
      Este método que você explicou faz com que o Windows peça usuário para logar? É isso?
      Bjs.

      Excluir
  7. Excelente!
    Tutorial Simples, didático e eficaz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando.
      Obrigada pelos elogios.
      Que bom que gostou ;-)
      Bjs.

      Excluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy