sexta-feira, 21 de junho de 2013

Internet lenta?!

Você tem problemas com o seu provedor de banda larga? Acho que a grande maioria responderá: SIM!!!!!! Pois saiba que você não é o único...

Pesquisas recentes realizadas pela Proteste informam que grande parte dos internautas da região sudeste do Brasil estão muito insatisfeitos com o serviço que as operadoras estão oferecendo. Os maiores problemas estão relacionados a quedas frequentes e falta de velocidade na conexão.

As campeãs de reclamações são: Oi Velox, Net Virtua e UOL, com notas abaixo de 5. Já a GVT obteve nota 7 e foi a operadora mais bem avaliada nesta pesquisa. Como a empresa GVT ainda está em fase de expansão, muitas cidades vão precisar esperar um pouco mais para utilizar seus serviços. Só para se ter uma ideia, de acordo com o site da ComputerWorld:
A velocidade de download mais recorrente é a de 10 Mbps, muito aquém da de países desenvolvidos como Bélgica (26 a 49 Mbps) e Portugal (100 Mbps ou mais). A taxa de upload mais comum, 1 Mb/s, também fica devendo muito para as de nações onde a Internet está mais consolidada.


Notas dos principais provedores, segundo pesquisa do Proteste


Conheço algumas pessoas que perderam a paciência, e resolveram migrar da Velox para GVT. E todos eles aprovaram a mudança. A minha está por um fio... Há 2 semanas atrás cogitei esta possibilidade, e cheguei a entrar em contato com a operadora. Quase fiz! A única razão que me prende a Velox é o plano de celulares, que a GVT não tem, e que eu ainda preciso muito.

Se você aderiu à GVT, está feliz da vida, mas não aprovou o modem que a operadora instala (sinal wireless muito fraco!), existe a possibilidade de configurar manualmente outro modem de sua preferência. Caso você já tenha um de boa qualidade, que anteriormente era utilizado pela Velox, as únicas alterações que precisam ser feitas são as seguintes:

VPI: 0
VCI: 35
PPP Username: turbonet@turbonet
PPP Password: gvt25

O restante, tudo igual. Consulte o manual do seu modem para verificar o modo de alteração destes parâmetros. Utilizarei como exemplo o modelo WAG200G, da Linksys.

Primeiro vá em Iniciar, e digite CMD, dê ENTER. Logo após digite o comando: ipconfig/all e verifique o IP do seu gateway padrão. Se estiver no padrão de fábrica o IP será 192.168.1.1. Abra o Internet Explorer, digite: http://192.168.1.1, e dê ENTER. Abrirá pra você uma tela solicitando login e senha. O padrão é login admin e senha admin.


Logo após abrirá a tela de configuração do modem. Na primeira tela "Configurações" você deverá alterar os parâmetros destacados em vermelho:


No final clique em "Salvar configurações".

Bjs,

Andy






5 comentários:

  1. Oi, Andy.
    Isso porque somos uma economia emergente e marchamos em direção ao primeiro mundo.
    Bom, olha, eu publiquei diversas matérias sobre esse tema, talvez seus leitores se interessem em obter informações adicionais. Umas sequencia antiga (de 2008) traz detalhes interessantes que ainda se aplicam - o link é http://fernandomelis.blogspot.com.br/2008/05/conexo-lenta.html. No entanto, há casos em que a navegação se arrasta devido a problemas com o servidor DNS (responsável por traduzir os URL em endereços IP). Para conferir, clique em Iniciar > Executar, digite “cmd” (sem aspas) e dê Enter; no prompt de comando, digite “ipconfig /all” (também sem aspas), tente localizar seu servidor de DNS pelo IP e enviar um ping para ele (no caso do Speedy, da Telefônica, o comando será: ping 200.204.0.10). Se a máquina responder, verifique se os nomes estão sendo resolvidos - ou seja, traduzidos para números - enviando um ping para um grande site (como o da Microsoft, por exemplo, digitando ping www.microsoft.com). Se não receber resposta, peça a seu provedor um novo endereço de DNS ou recorra ao OpenDNS (https://store.opendns.com/get/basic), que dispõe de uma ampla rede de data centers e ainda bloqueia o acesso a sites mal intencionados. O serviço é gratuito; basta criar sua conta, seguir as instruções exibidas em “Get Started” e reconfigurar seus endereços de DNS primário e secundário (no XP, basta dar um clique direito no ícone de rede que é exibido na Área de Notificação, clicar em Propriedades, dar duplo clique sobre o protocolo TCP/IP e fazer as alterações).
    Beijos e até mais ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernando.
      Esse assunto é fogo. Quem não tem problemas com acesso à internet? Quase todo mundo né?
      Gostei da sua dica de alterar o servidor DNS. Muito boa!
      Bjs,
      Andy

      Excluir
  2. Oi de novo, Andy.
    Na postagem de depois de amanhã (26), vou tecer mais algumas considerações sobre esse tema, que, como você bem disse, costuma encher a paciência de 10 entre 10 internautas.
    A propósito, gostei muito do seu medidor de velocidade. Só não o incluo no meu espaço porque tenho dó de remover SPEEDTEST.NET - que também é muito legal.
    Bjks.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, vou aguardar pra ler!
      O medidor é bom mesmo. Sempre usei o medidor mais simples do RJNet, esse aí foi um amigo meu que indicou.
      Beijos

      Excluir
  3. Finalmente dei um pé da Velox. Bem vinda GVT. Espero que eu tenha mais sorte desta vez ;-)

    ResponderExcluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy