sexta-feira, 10 de maio de 2013

Mal do século... [parte 1]

Velha frase dos meus queridos amigos da área de informática: "o mal do século é a falta de espaço em disco"!! Hoje em dia esta falta de espaço pode também ser entendida como falta de espaço em memória nos celulares ... irritante. Você quer instalar um aplicativo que leu no jornal ou que algum amigo indicou e lá vem a mensagem: "Você não tem mais espaço. Desinstale algum aplicativo para liberar memória". O problema é que você não quer desinstalar nada, dá muito trabalho... Infelizmente às vezes não tem jeito.

Só para você entender. No celular existem dois tipos de memória: a interna,que é o armazenamento do próprio telefone, e esta é fixa, e a memória externa, que é expansível através de um cartão SD (8GB, por exemplo). Para verificar o espaço disponível no seu celular, selecione o ícone Configurações, vá em Armazenamento e verifique Espaço total e Espaço disponível. Outra questão é quanto às instalações de aplicativos no Android. O padrão dele é instalá-los diretamente na memória interna do celular, não há a opção de escolha e isto não é muito bom...  A primeira providência que você pode tomar é desinstalar ou mover alguns destes aplicativos para a memória externa. Para isto vá novamente em Configurações, e desta vez selecione Aplicações, Gerenciar aplicações. Aparecerá uma tela, informando todos os aplicativos do seu celular, inclusive os que você baixou. Se quiser, poderá apertar o botão da esquerda do seu celular e ordená-los por tamanho. Desta forma você conseguirá visualizar quem ocupa mais espaço. Selecionando alguns deles, você perceberá que aparecem as opções Desinstalar e Mover para cartão SD. Desinstale os menos importantes. Boa hora para fazer uma "faxina", não acham? Aos que restarem, mova aqueles que puder para o cartão SD (esta opção estará indisponível para alguns aplicativos). Bem, isto já vai liberar algum espaço interno, mas provavelmente não será o suficiente. Vai ser preciso ainda mais!

Você poderá também apagar o cache. Quando você utiliza um aplicativo e entra com dados pessoais, como e-mail por exemplo, ele armazena esta informação, para que das próximas vezes o aplicativo abra com maior velocidade. Você poderá deletar o cache, não há nenhum problema. Para isto vá em Configurações, Aplicações, Gerenciar aplicações e clique em uma delas. Selecione "Excluir cache".

Existe também a opção de instalar o aplicativo diretamente na memória SD. Mas isto vai ficar para a próxima postagem!

Bjs,

Andy

Leia também:
Mal do século... [parte 2]
Mal do século... [parte 3]

4 comentários:

  1. Oi, Andy.
    Mais uma vez, você está coberta de razão. No entanto, talvez nossa volúpia por cada vez mais espaço frustre até mesmo a vertiginosa evolução da tecnologia. Lembro-me dos meus primeiros PCs, que já tinham discos rígidos (velho é a avó), mas com apenas umas poucas centenas de MEGABYTES!
    Meu primeiro pendrive, embutido em um relógio de pulso que eu ganhei da Logitech depois de publicar uma ampla matéria a respeito, oferecia 32 MB, embora a empresa já disponibilizasse modelos de 128 MB. E, olha, o espaço da para transportar um bocado de arquivos, posto que, naquela época (lá pela virada do século), não havia tanta demanda de espaço.
    Enfim, como diz um velho ditado, você dá a mão e logo se vai o braço.
    Parabéns pelo excelente trabalho (e apareça lá em casa, viu).
    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernando.
    Pois é, estaremos sempre insatisfeitos, querendo mais e mais espaço!! :-P
    Nunca te chamaria de velho, até porque devemos ser + ou - da mesma época, não é mesmo? Seria um tiro no pé... rs
    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Oi, Andy.
    E se chamasse, não me ofenderia (risos). Aliás, acho que uma das maiores virtudes do ser humano e conhecer suas limitações. Mas não vejo você na casa dos 50.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na casa dos 50 não... mas quase na dos 40!!
      Beijocas e apareça.

      Excluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy