terça-feira, 21 de maio de 2013

Mal do século... [parte 2]

Vamos à segunda parte sobre liberação de memória em smartphones com Android.

Andei procurando pela rede, e encontrei diversas soluções. A maioria delas sugere "dar um root" no celular, o que considerei uma solução um tanto drástica (talvez não tanto...), e que para muitos leigos seria uma opção perigosa e complicada. Procurei um pouco mais, e encontrei uma ótima dica no site do André L. S. , a qual compartilharei aqui também.

Trata-se da alteração no próprio sistema Android, para que o mesmo reconheça a memória SD como padrão de instalação dos aplicativos, e não a memória interna do smartphone. É simples, mas exige atenção. Como exemplo mencionarei o passo a passo no celular Samsung Galaxy Mini modelo GT-S5570. No site verifiquei que ele possui 512MB de memória interna (só isso?!), com apenas 160MB acessível ao usuário. Inseri nele uma memória SD 2GB.

Como vários aplicativos que estavam instalados NÃO apresentavam a opção de Mover para o telefone, primeiramente desinstalei alguns deles (como o Facebook, por exemplo), liberando mais espaço na memória interna do celular (veja como desinstalar na postagem anterior). Para verificar o espaço utilizado, vá em Configurações, Armaz. no cartão e no SD. Nesta opção você consegue ver o espaço disponível tanto na memória interna quanto na externa. Se mesmo assim você observar pouco espaço na memória interna, vá em Configurações, Aplicações, Gerenciar Aplicações, Todos. Navegue na listagem dos aplicativos um por um com cuidado e verifique se pode apagar mais alguma coisa. Por exemplo, Notas, Limpar dados irá deletar as notas que você inseriu no ícone "Notas".

Vamos agora ao que interessa ;-)

Conecte o seu celular em uma porta USB do seu micro. Após o Windows reconhecer um novo dispositivo, verifique no seu celular um símbolo de USB no topo da tela. Deslize seu dedo de cima para baixo e selecione "USB conectado". Verifique que aparece um botão "Ligar armazenamento USB", não clique nele. Desta forma seu celular estará conectado somente em modo de carregamento de bateria, e NÃO aparece como um drive removível no Windows Explorer. Um símbolo de pilha com um raio aparecerá no topo da sua tela, o que confirma esta opção. Agora vá em Configurações, Aplicações, Desenvolvimento. Selecione o checkbox da opção Depuração de USB. Desta forma seu celular entrará no modo debug.

Acesse o site:
http://developer.android.com/sdk/index.html
Clique em "Download the SDK", escolha 32 ou 64 bits, de acordo com o sistema operacional do seu micro. Ele irá baixar o arquivo "adt-bundle-windows-x86_64-20130514.zip" no caso de 64 bits. Clique 2x e extraia o arquivo em uma pasta, por exemplo, em C:\Temp. Localize o arquivo "adb.exe". No caso do meu exemplo este arquivo estará em C:\Temp\android\adt-bundle-windows-x86_64-20130514\sdk\platform-tools. Clique em Iniciar e digite CMD, pressione Enter. Abrirá uma tela de prompt de comando ("tela preta do DOS"). Digite caminho do arquivo, nome do executável, espaço, shell, e dê Enter. No nosso exemplo, o comando ficará assim:
C:\Temp\adt-bundle-windows-x86_64-20130514\sdk\platform-tools\adb.exe shell


Abrirá um prompt com o sinal "$" no início da linha. Digite o comando "pm setInstallLocation 2" (exatamente  como está escrito) e dê Enter. Aparecerá uma mensagem, informando que o comando foi executado com sucesso, e voltará para o prompt. Digite "exit" e dê Enter. Prontinho!!  Das próximas vezes que você baixar um aplicativo no celular, este será instalado diretamente no cartão SD. Faça um teste: baixe o aplicativo Facebook novamente, e depois de instalado, vá em Configurações, Aplicações, Gerenciar Aplicações. Selecione Facebook e veja que a opção Mover para o telefone está disponível, significando que o aplicativo foi realmente instalado no cartão SD. 

Por último volte em Configurações, Aplicações, Desenvolvimento, e remova a seleção de Depuração de USB. Desta forma seu celular sairá do modo debug.

Esta dica foi retirada do site:

Bjs,

Andy


Obs.: para as versões mais atuais, este path e comandos não são mais válidos (ago/2015)


Leia também:
Mal do século... [parte 3]

5 comentários:

  1. Complicado isso, hein! Vou tentar mas preciso saber qtos bits..rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, a sua máquina é 32 bits. Pra certificar, faça o seguinte:
      Iniciar - Computador - clique com o botão direito - Propriedades
      Olha lá em "Tipo de sistema", deve estar "Sistema Operacional de 32 bits" ou algo do tipo.
      Adorei te ver aqui no meu blog ;-)
      Beijocas!

      Excluir
  2. Para saber mais sobre como fazer root no Android dos smartphones, recomendo a leitura dos links:
    http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/04/conheca-os-riscos-de-se-fazer-root-em-um-aparelho-android.html
    http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2012/08/como-fazer-root-no-android.html

    ResponderExcluir
  3. Oi, Andy.
    Continuo resistindo aos smartphones, embora sem saber por quanto tempo. Até o presente momento, meu LG de 3 chips vem salvando a pátria. Mas é bom saber onde encontrar informações quando for a hora.
    Beijo grande e até mais ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando.
      Eu já tive apenas 2 modelos de smartphones. O primeiro tinha Windows Phone e esse agora tem Android. Não quero voltar para o Windows de jeito nenhum! Procuro não me "viciar" no celular, a ponto de almoçar futucando o bichinho (como aliás canso de ver!), mas que ele é uma mão na roda isso ele é!! Se eu fosse você eu me rendia ;-)
      Bjs

      Excluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy