terça-feira, 5 de março de 2013

O “último” gargalo (parte 2)


As últimas vantagens dos SSDs sobre os HDs são o ruído e o peso. Sem rotação de discos, SSDs não geram ruídos e sem motores são sensivelmente mais leves que os HDs. Mais duas características muito desejadas especialmente em notebooks.

Então eu só tenho a ganhar com a troca? Infelizmente tudo tem na vida tem seus prós e contras. Os SSDs ainda tem um custo por Gigabyte muito alto, o que encarece sua adoção em larga escala, e por pessoas que precisam acessar muitos arquivos simultaneamente. No momento em que escrevo esse artigo, um SSD S-ATA 3 de 120 GB custa R$ 350,00, muito dinheiro para pouco espaço, se comparado aos HDs.

A mudança para o SSD requer uma reeducação na forma de armazenar arquivos. É preciso ter em mente que você tem um dispositivo de alta performance, que vai fazer toda uma diferença na velocidade com a qual você realiza suas tarefas, mas que tem uma capacidade de armazenamento limitada. Não que você não possa ter um ou dois vídeos no seu notebook, mas convém guarda-los em um Pen Drive ou HD externo, e deixar o espaço no seu SSD para o Sistema Operacional, os perfis de usuário, os aplicativos e os documentos acessados com mais regularidade.

Pensando nisso, alguns fabricantes de discos rígidos já estão produzindo unidades híbridas, com chips de memória usados em SSDs, para armazenar arquivos com maior frequência de acesso. Alguns montadores de desktops também começam a vender computadores equipados com um HD e um SSD, de modo que o usuário não precise lançar mão do HD externo ou do Pen Drive para seus arquivos de menor frequência de acesso.

A tabela abaixo traz uma comparação entre dois dispositivos populares.
Assista também ao vídeo de divulgação dos SSDs, em uma comparação aos discos rígidos.




(continua...)



2 comentários:

  1. Oi, Andy.
    Se me permite uma complementação, convém ter em mente que os SSD não devem ser desfragmentados. Primeiro, porque, ao contrário do que acontece nos discos rígidos tradicionais, a fragmentação dos dados não provoca lentidão perceptível na leitura dos arquivos. Segundo, porque, embora possa ser lida indefinidamente, a memória flash tem um número limitado de ciclos de gravação - que as desfragmentações regulares acabariam por reduzir drasticamente.
    Beijo grande; apareça "lá em casa" para dois dedos de prosa.

    ResponderExcluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy