quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Penduricalhos instalados...

Já comentei em uma postagem sobre os penduricalhos que "ganhamos" ao instalar softwares e atualizações sem prestar muita atenção. Isso acontece quando estamos sem paciência, fazemos downloads de programas, clicamos duas vezes para instalar e finalmente o famoso NNF (= Next, Next, Finish). Daí passam despercebidos aqueles anúncios e checkbox´s perguntando, assim como quem não quer nada: deseja instalar XXX em seu micro? deseja que este site seja sua home page? deseja instlar o toolbar YYY no seu navegador? E por aí vai... Clicando "Next, Next, Finish", todas as instalações são confirmadas. Só vamos perceber que instalamos coisas demais quando nosso micro fica mais lento, e começam a aparecer "coisas estranhas", como no caso dos toolbars do Internet Explorer ou Mozilla Firefox. Alguns alteram seu mecanismo de busca, inserem Yahoo, Bing, etc. Os mais desatentos nem vão perceber. Como também já disse aqui no blog, acho uma falta de respeito sair assim metendo o pé na porta sem bater (ou batendo beeeeeeeeeeeeem de leve).  Minha irmã esses dias me perguntou como removê-los. Então vamos lá.

Primeiramente você precisa identificar o que foi instalado exatamente. Por exemplo, se você tiver uma barra de ferramentas do uTorrent (lê-se "mi torrent"), aparecerá algo do tipo:

Observe a seta vermelha

Neste caso clique em Iniciar - Painel de Controle - Adicionar e remover programas. Aparecerá uma lista, procure o nome do programa.


Finalmente clique em Alterar/Remover.

Se você tiver dúvida sobre qual barra de ferramentas você "ganhou" no seu navegador, e se você for uma pessoa que, como eu, ODEIA TOOLBARS, desinstale tudo que tiver a palavra "toolbar" pela frente, dentro do seu Painel de Controle do Windows  ;-)

Aproveite para fazer uma faxina. Verifique se não há programas que você instalou e nem usa mais, e remova-os também. Nós - pelo menos eu! - temos a mania de instalar coisas demais, enquanto há espaço no HD... o céu é o limite!! rs

Bjs,

Andy

2 comentários:

  1. Oi, Andy.
    Lúcidas observações, como sempre.
    Também eu execro esses enxeridos - bem como alguns aplicativos que pegam carona com inicialização do Windows e consomem (desnecessariamente) memória e ciclos de processamento - e lembro que, como em qualquer situação, é melhor prevenir do que remediar. Alguns penduricalhos - como você bem os batizou - não são removíveis via Painel de Controle ou pelo Revo Uninstaller, por exemplo, que faz um serviço mais rebuscado. Outros também sequestram nossa página inicial e dificultam barbaramente o retorno ao status quo ante.
    A propósito, não deixe de dar uma olhadinha em http://fernandomelis.blogspot.com.br/2012/03/intrusos-e-afins.html e em http://fernandomelis.blogspot.com.br/2012/08/sequestro-de-home-page-e-buscador.html.
    Beijocas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade. Nem sempre conseguimos desfazer a instalação desses trecos. O melhor mesmo é prestar atenção ao instalar os programas em nosso micro, porque se não for assim, depois teremos trabalho redobrado. "Trust no one", esse é o lema.
      Beijão querido :-*

      Excluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy