sexta-feira, 25 de maio de 2012

Não responda e-mail´s falsos

Muito se comenta "aqui e acolá" sobre a importância da segurança da informação. Mas será que nós temos consciência de que ela também depende - e como! - de nossas pequenas atitudes do cotidiano?

Uma delas é abrir e/ou responder e-mails duvidosos. Mas como saber se são falsos ou não?

Geralmente eles vêm de endereços de e-mail conhecidos, e isso conta um ponto positivo para os hackers de plantão. Já postei sobre este assunto aqui no blog, mas não custa recordar algumas coisinhas. Uma delas é o assunto da mensagem. Muitas vezes são muito gerais, ou apelativas, do tipo: "você já viu a foto de fulana de tal?" , "convite para você", "não perca esta oportunidade", e por aí vai. Você conhece mais ou menos o perfil dos seus amigos, e pode se perguntar se ele realmente enviaria um e-mail com este assunto. Mas mesmo assim a curiosidade é maior e você abre. Vai que seja algo urgente mesmo né? Então você provavelmente se depara com um link, ou um anexo, ou um formulário para preencher alguns dados pessoais. Quanto às duas primeiras opções, dêem uma olhada nas postagens "Cuidados com os links" e "Cuidados com os cartões virtuais de Natal...". Isso já é passado, não se clica em links duvidosos nem se abre anexos suspeitos, isso é pra newbie  ;-)  Agora a terceira opção é cruel!! Existem e-mails que se dizem supostamente enviados pelo administrador de sua conta de correio, alertando que você deve se recadastrar o mais rápido possível, que suas mensagens serão apagadas caso não entre em contato, que você está sem espaço e que não receberá novas mensagens, etc e tal. Muita gente desavisada cai nesse golpe, não é mole não...  Esse tipo de mensagem pede, dentre outras informações, o seu e-mail e senha - meu Deus do Céu, não se envia senha pra ninguém, nem pro papa!! Além do mais, administrador de conta de correio NUNCA pediria uma informação dessas para um usuário. Não caiam nessa, amigos...

Veja abaixo um exemplo deste tipo de golpe:

======================================================================
Confirme Identidades Webmail


Sua cota Webmail excedeu a cota / limite
O que está em execução em 20GB.Your 20.9GB devido a arquivos ocultos e
pasta em sua caixa postal.
Por favor, você deve seguir as informações abaixo para validar a sua
caixa de correio
E aumentar a sua quota.

Para nos ajudar a re-definir o seu espaço em nosso banco de dados da
conta antes da manutenção
Caixa de Entrada, você deve responder a este e-mail, fornecendo-nos abaixo suas informações:
E-mail ()
Nome de usuário / ID ()
Redigite a senha senha atual (): ()

A partir deste ponto, você não pode receber e-mails novamente, ele vai
devolvida ao remetente, forneça as informações acima, para permitir-nos a ajudar redefinir imediatamente o seu webmail.

obrigado
HelpDesk
Administrador do Sistema
======================================================================


(cheio de erros de concordância e de português...)

Leia mais dicas no blog do meu amigo Fernando:
http://www.fernandomelis.blogspot.com.br/2012/04/spam-e-scam-fique-esperto.html


Take care, ok: ;-)
Bjs,

Andy

4 comentários:

  1. Oi, Andy.
    Assunto de crucial importância, notadamente numa época em que navegar pela Web está mais para um safári selvagem do que para um bucólico passeio no parque.
    Não obstante a clareza das suas considerações e sugestões, tomo a liberdade de deixar o link para um post que eu publiquei no mês passado sobre esse tema (http://www.fernandomelis.blogspot.com.br/2012/04/spam-e-scam-fique-esperto.html), que acrescenta algumas dicas e sugestões importantes sobre esse tipo de malandragem digital.
    Um abração e até mais ler.
    PS - Quando puder, apareça "lá em casa" para dois dedos de prosa.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernando!!
    Realmente, acessar internet hoje em dia pede cautela. Resolvi escrever depois do problema que aconteceu (ou não?!) com as fotos daquela atriz global, sabe? Essas dicas, mesmo que repetitivas nunca são demais. Adorei tb seu post, tanto que me dei a liberdade de incluí-lo no meu!! Nossas postagens estão sempre se "encontrando" hein? Juro que eu não copiei do seu... rs
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Andy.
    Obrigado pela referência, dona moça. A propósito, outra coincidência (ainda que parcial) se deu com sua postagem mais recente e uma que eu publiquei no mês passado (http://fernandomelis.blogspot.com.br/2012/04/xp-e-windows-7-atualizacoes-automaticas.html), razão pela qual eu tomei a liberdade de deixar um comentário com mais algumas opções paliativas.
    Bjks.

    ResponderExcluir
  4. Fernando, fique à vontade, aqui você está em casa!!
    Bjss

    ResponderExcluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy