sexta-feira, 13 de abril de 2012

JailBreak

Hoje aprendi esse termo e resolvi postar: JailBreak.

Na verdade ainda estou engatinhando no que diz respeito a iPad, iOS, Apple... mas eu chego lá. Mesmo ainda sendo uma "usuária easy", é fato notar uma pequena e considerável desvantagem: tudo na Apple é proprietário. O sistema operacional é fechado, a compatibilidade em relação a extensões de arquivos conhecidos é restrita, os aplicativos somente podem ser baixados da Apple Store... o iPad não tem sequer uma portinha USB - o que custava? :´-(

Em relação a este "problema" existem correntes que defendem a liberdade de expressão, diga não ao bloqueio, vamos invadir, bla bla bla... São os adeptos ao JailBreak. Na íntegra o termo significa "quebrar a prisão". Em se tratando de informática todos sabemos: não existe sistema 100% seguro e "impenetrável". Pois é. O iOS não poderia ficar de fora dessa. O JailBreak já é bem antigo. Ele desbloqueia os aparelhos iPod, iPhone, iPad, permitindo que se possa personalizá-lo, mudar papel de parede, instalar aplicativos diversos (e não somente os baixados pela Apple Store), etc. Pense bem: não é exatamente isto que todos fazemos quando instalamos o Windows novinho em nossos computadores? Por que com aparelhos da Apple isso tem que ser diferente? Note bem, não sou adepta a esses recursos, meu objetivo é apenas divulgar que ele existe. Cada um deverá fazer o que quiser com esta informação, por sua conta e risco, que fique bem claro!! Inclusive a Apple Inc. não recomenda seu uso - óbvio.  Minha opinião a respeito é a seguinte: no mundo globalizado em que vivemos hoje, isto é um contrassenso (é assim mesmo que se escreve, apesar de estranho...). O objetivo, além, claro, dos $_comerciais_$, é tentar manter o aparelho e o sistema operacional intactos, livre de aplicativos maldosos ou malfeitos, permitindo que só se instale aqueles que foram previamente aprovados pela Apple e por isto mesmo estão disponíveis na Apple Store. Bem, tudo é uma questão de escolha... :-/  Eu ganhei o iPad, e estou gostando muito, mas se fosse opção comprá-lo, com certeza hesitaria.

Bjs a todos.

Andy

5 comentários:

  1. Oi, Andy.
    Pois é, mas ainda que os Gadgets da Maçã apresentem as restrições que você tão bem observou - e outras mais -, eles contam com miríades de defensores, e embora a Apple também dê lá as suas "pisadas de bola", é impossível deixar de reconhecer a excelência de seus produtos.
    No mais, embora eu concorde também com o que você pondera nos parágrafos finais da postagem, embora seja obvio o interesse do fabricante em manter os usuários na rédea curta, os especialistas de segurança são unânimes em afirmar que desbloquear o iPhone, iPad e "iCia" é trilhar o caminho mais curto para torná-lo extremamente vulnerável à ação dos cibercriminosos.
    Bom ler você, beijo grande e até a próxima.

    ResponderExcluir
  2. Sua posição só é essa porque você não vive do desenvolvimento de software. Imagine você passar horas desenvolvendo um produto e na hora de colher os louros, ele é pirateado? Quando a gente está do outro lado acho tudo muito normal, afinal esse é o nosso Brasil onde o estranho é viver na legalidade...

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernando.
    Eu acho os produtos da Apple de altíssima qualidade mesmo!! Na minha opinião se alguém compra um iPad por exemplo ele sabe previamente o que é e o que não é compatível com o aparelho. É diferente de comprar e depois dizer: "eu não sabia... pensei que conseguia instalar isso... e agora?" Aliás as pessoas que comprar produtos da Apple já são, por si só, pessoas mais exigentes e esclarecidas. Na minha humilde opinião.
    Beijos pra ti!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcello. Td bem?
    Acho que não soube me expressar bem. Eu sou TOTALMENTE contra a pirataria. Os meus softwares são todos pagos ou freeware. O que não concordo é que haja uma limitação do que eu posso e do que eu não posso fazer ou instalar num aparelho que me pertence. Claro, existem algumas considerações a se fazer por conta da segurança e tal. Mas isso aí, na minha opinião, já é de responsabilidade de cada um. Tenho muitos amigos desenvolvedores e concordo totalmente com você. Um software é como se fosse um filho muito querido, que você cria e coloca no mundo. Eles deveriam ser mais valorizados, mas no país que vivemos... complicado, infelizmente... :-/
    Obrigada pela sua participação!
    Bjs,
    Andy

    ResponderExcluir
  5. Oi de novo, Andy.
    A questão da pirataria dá muito pano para manga. Como diz um velho ditado português, "em casa onde não tem pão, todos gritam e ninguém tem razão". A propósito, essa questão foi tema da matéria de capa da revista Info do mês passado; vale conferir.
    Um beijão - e não deixe de acompanhar minhas postagens de hoje (http://www.fernandomelis.blogspot.com.br/2012/04/hardware-e-iew-indice-de-experiencia-do.html) e de depois de amanhã, sem embargo das demais, evidentemente.

    ResponderExcluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy