domingo, 29 de abril de 2012

Compartilhando arquivos

Hello!

Hoje vou descrever duas formas de compartilhar arquivos. Dedico este post ao meu irmão, que esses dias teve problemas para baixar e abrir um arquivo relativamente grande no iPad. Ele como eu está quebrando a cabeça aqui e ali para desvendar os mistérios do bichinho... :-)  


PDF Reader Lite

Para arquivos no formato pdf existe um programa chamado PDF Reader Lite, muito interessante - colaboração do meu querido Marcelo Haddad <3 . Você pode encontrá-lo na Apple Store, procurando por "PDF Reader Lite - iPad Edition". É gratuito. Vamos supor que você tenha um arquivo pdf no seu computador ou notebook, e que queira abri-lo no seu iPad. Se todos estiverem na mesma rede sem fio isso será fácil (verifique se o seu iPad não está com a conexão 3G habilitada, ele precisa estar na sua rede wifi).  Abra o PDF Reader Lite no seu tablet, vá em PDF Documents, Private e clique no primeiro ícone da barra inferior (em formato de seta vermelha). Aparecerá um menu Private. Clique na opção WiFi Sharing. Neste passo irá aparecer uma URL com o IP do seu tablet na porta 8080, que deve ser aberto no micro que contém o arquivo a compartilhar.


No seu micro, abra um navegador e digite a URL acima (no nosso exemplo: http://192.168.1.153:8080). Aparecerá uma tela, solicitando escolher o arquivo pdf. Clique em Escolher arquivo, direcione para a pasta e arquivo desejado, OK, clique em Submit.


Volte para o tablet, clique em PDF Documents. Se a transferência foi feita com sucesso, lá estará o arquivo. É só abrir.


DropBox

Outro aplicativo bacana é o DropBox. Trata-se de um aplicativo que compartilha uma pasta de um micro, de forma que você possa abrir os arquivos nela contidos de qualquer computador, notebook, tablet ou celular. É diferente do iCloud da Apple, que também compartilha arquivos, mas somente para iPads, iPods e iPhones. Para o DropBox, você primeiramente elege um micro a ser o "servidor" dos arquivos, acessa o site http://www.dropbox.com, faz o download e a instalação do aplicativo. Você deverá criar uma conta no DropBox, preenchendo com e-mail e senha. Ele criará uma pasta pública no seu micro, com o nome DropBox. Todos os arquivos que você copiar nesta pasta poderão ser acessados de qualquer dispositivo com acesso à internet. Para abrir em outro dispositivo, você deverá acessar o site http://www.dropbox.com , entrar com sua conta e senha e lá estarão os arquivos. 


A versão free do DropBox disponibiliza 2GB, mas você poderá aderir a versão paga, que possui pacotes mensais e anuais para 50GB, 100GB e 1TB.  Se você quiser fazer o upload de um arquivo para sua conta também poderá fazê-lo, mesmo não estando no micro servidor. Neste caso, quando o micro for ligado haverá um sincronização e o arquivo será copiado para a pasta compartilhada também. Se você tiver um iPad, existe a opção de baixar o aplicativo gratuito. Acesse o site http://www.dropbox.com/ipad e faça o download. Super prático!!

Beijos,

Andy

5 comentários:

  1. Muito bom, hoje precisamos conectar com as várias ferramentas que temos.
    Valeu

    ResponderExcluir
  2. Oi, Andy.
    Excelentes dicas, como de costume.
    Abraços e um ótimo final de feriadão pra você.

    ResponderExcluir
  3. Valeu "Bonitão"
    Fernando, bom feriado pra vc tb!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de dar uma informação. Como está escrito aí em cima, no micro que você elege como "servidor" o DropBox cria uma pasta pública chamada DropBox. Tudo que você salvar e alterar dentro dela será atualizado "na nuvem", ou seja, vou dar um exemplo. Você copiou um arquivo chamado trabalho.doc dentro da pasta DropBox. Se você notar, na barra de tarefas do Windows (próxima ao relógio) existe um ícone de uma caixa azul, que indica que você está "conectado ao DropBox". Quando você copia o arquivo para lá, é feito um upload dele para o seu armazenamento virtual. Para checar, acesse http://www.dropbox.com e verifique que o arquivo está lá! Se você abrir este arquivo trabalho.doc em seu computador, e alterar qualquer coisa, em pouco tempo você poderá checar, a alteração será feita na sua conta do DropBox também. E vice-versa. Ao alterar o arquivo dentro do site, ele irá atualizar na sua pasta local também.
    Resumindo:

    Alteração no site => atualiza na pasta DropBox local

    Alteração local no micro => atualiza na sua conta DropBox também

    Mas e se você estiver alterando o arquivo em outro micro, através do site, e o micro servidor estiver desligado? Simples. O arquivo será atualizado assim que você ligar o micro servidor novamente.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Você deve fazer o download do aplicativo e instalar em um único micro. Este é o micro servidor. Para acessar dos outros dipositivos (outros micros, notebook, tablet, celular, etc.) você deve acessar pelo site: acessa https://www.dropbox.com , clica em Sign in e insere seu e-mail/senha.

    ResponderExcluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy