sexta-feira, 16 de março de 2012

Habilitar o ping no Windows Server 2008

Diversas vezes por dia preciso fazer acesso remoto nos servidores no meu trabalho. Daí a primeira coisa que faço é: vou ver se ele está no ar. Então dou o famoso comando "ping nome-do-servidor". Quando responde: Ok, fico feliz! Quando não, tenho que trilhar caminhos tortuosos até saber o que está acontecendo... Procuro problemas aqui e acolá, perco um tempo danado, até perceber que era apenas um ICMP desabilitado... lamentável!!

Como alguns já devem saber, o Windows Server 2008, por segurança, vem com o ICMP desabilitado por padrão.  Com isto o comando ping responde a mensagem "Esgotado o tempo limite do pedido", como se o micro estivesse desligado ou com problemas de rede. Caso você queira deverá habilitá-lo no firewall.

Abra o Painel de Controle, Windows Firewall, Advanced Settings. Abrirá uma janela com várias regras. Selecione do lado esquerdo a opção "Inbound rules" e do lado direito "File and Printer Sharing (Echo Request - ICMPv4-In)". Clicando com o botão direito do mouse, selecione "Enable". O símbolo à esquerda da regra fica na cor verde.


Note que existem duas regras com este nome. Uma delas refere-se às máquinas que estão no mesmo domínio (Domain) no caso de Active Directory e a outra refere-se às máquinas externas ao domínio (Private, public). 

Bjs a todos.

Andy

5 comentários:

  1. Oi, Andy.
    Dica importante para usuários dessa versão do Windows. Confesso que desconhecia tal "sutiliza" - até porque nunca utilizei o Server -, mas são pequenos detalhes como esses que, quando não conhecemos o conhecemos o caminho das pedras, nos dão uma bruta dor de cabeça e consomem tempo valioso.
    Beijo grande e até mais ler.

    ResponderExcluir
  2. Pois é amigo, como já "comi grama" várias vezes, resolvi postar aqui para que outros não percam este tempo também.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Já segui esse procedimento, desabilitei o firewall do dominio, domestico...etc. E o danado pinga no meu proxy, mas não pinga em outras maquinas minhas na rede. muito esquisito

    ResponderExcluir
  4. Veja se eu entendi. Voce habilitou o ping no seu servidor W2K8 e vc conseguiu dar um ping para ele de outro micro, certo? Verifique qual o IP do micro que vc não conseguiu dar o ping. Ele está na mesma rede? Vc liberou somente o acesso Domain ou o Public tambem?

    ResponderExcluir
  5. Putz, sorry... só hoje vi sua msg.
    Espero que já tenha conseguido resolver!!
    Bjs

    ResponderExcluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy