quarta-feira, 7 de março de 2012

Cuidados com o Facebook

Quem diria. Até pouco tempo atrás não cogitava a ideia de criar uma conta no Facebook.  O Orkut me bastava. Hoje em dia nem sei mais usar o Orkut direito...

Na minha opinião o Facebook é uma das redes sociais mais completas (até que surja uma mais nova, vamos combinar né?!).  Ela nos envolve com seu dinamismo,  novidades, etc etc etc.  Tenho acesso rápido a familiares de outros estados do Brasil, a amigos próximos e amigos muuuuuuuuuuuuito distantes. Na minha lista eu tenho amigos de infância, amigos de escola, da época do ensino fundamental (para muitos, 1º grau... aff!!), amigos da faculdade, amigos do trabalho, amigos da rua, amigos que passaram como um raio na minha vida............ enfim, tá todo mundo lá!!

E você consegue acompanhá-los, saber da sua vida, de seus problemas, do que gosta de comer, ter notícias de quando nasce um filho, quando morre um parente, um cachorro, e por aí vai. Se não fosse por ele, jamais teria acesso a essas informações. Acho isso sensacional.  Mas, como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens.  A super exposição a que muitos são "contaminados" através das redes sociais está muito presente no Facebook. É só você parar uns 5 minutinhos e ler o que as pessoas postam. Elas começam a escrever o quem vem à cabeça, sem se preocupar se aquela informação vai afetá-la ou expô-la de alguma maneira. Volta e meia vejo pessoas falando mal do trabalho, mas se esquecem que seus amigos de profissão também estão no Facebook!! Outros comentam assuntos muito pessoais, como se estivessem contando um segredo para um grande amigo do peito, mas não se dão conta de estão contando o fato não para 1 ou 2, mas para milhares de pessoas. Existe uma necessidade muito grande de "compartilhar", e isso muitas vezes se torna tão importante, que o bom senso fica em último lugar. Nesta hora deveria subir uma placa com as palavras "PERIGO, NÃO ENTRE!!". Mas como ela não aparece...

Bom, mas não foi isso que vim falar aqui hoje.  Li uma reportagem na revista Meio Byte deste mês (páginas 32 e 33) sobre um ataque worm justamente no Facebook. É mais conhecido como "dedinho nervoso", sabe como é? Aquela curiosidade que dá quando alguém te manda uma mensagem com algo extraordinário e imperdível. Você até dá uma paradinha antes de clicar, mas pensa: eu P-R-E-C-I-S-O entrar lá e ver também!! Pois é, quem nunca passou por isso que atire a primeira pedra. Assim como eu já postei diversas vezes aqui no blog (leia mais em "Cuidado com os links"), devemos ter cuidado com o que acessamos na internet. Existem mensagens rolando por aí com vídeos suspeitos, e quando você clica para assistir, como sempre, você é direcionado para sites falsos, onde muitas vezes são solicitadas instalações de aplicativos e penduricalhos. Portanto ficam as dicas: não aceite convites de amizade de pessoas desconhecidas, não instale aplicativos desnecessários, tenha um bom antivirus atualizado em seu micro, e principalmente: pense bem e aja sempre de acordo com sua consciência!!  ;-)

Leia mais em:
http://www.meiobyte.net/MB016/MB016.pdf

Até a próxima.

Andy

8 comentários:

  1. Oi, Andy.
    Não sou fã de redes sociais (talvez devesse, mas enfim...) e uso o Messenger eventualmente (e com moderação), devidamente configurado para descartar a "generosa oferta" de gravar minhas conversas com quem quer que seja.
    Não que haja muito a esconder, mas, como bem dizia meu velho avô, desconfiar desconfiando.
    Falando no Facebook, dê uma olhadinha no post que eu publiquei na segunda-feira passada (http://www.fernandomelis.blogspot.com/2012/03/facebook-traicao-e-divorcio.html) e deixe sua opinião.
    No mais, não sei o que vem ocorrendo há alguns meses, mas dezenas de Blogs que eu visitava regularmente e mantinha no meu campo de links e Blogs parceiros sumiram do mapa, foram abandonados, ou simplesmente são editados uma ou duas vezes por mês, quando antes traziam novas postagens todos os dias. Estou preparando uma matéria a propósito e, quando ela for publicada, mandarei o link para você.
    Abração e, mais uma vez, parabéns pelo seu espaço.

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Eu não era fã de redes sociais, mas acabei me entregando a elas... É como uma onda que te leva, daqui a pouco qdo vc vê já está longe da areia: fui "corrompida" (no bom sentido, hehe)
    Atualmente acesso o Facebook todos os dias, mas com uma certa moderação. Conheço pessoas que ficam online no Face o dia inteiro, sem exagero nenhum. Isso não é saudável, ficar "bisbilhotando" a vida dos outros o tempo todo, não sobra tempo nenhum pra vc cuidar da sua. Acho que é uma forma de se estar perto qdo se está longe, saber notícias, compartilhar informações, isso é muito legal!! O problema é encontrar o tal limite. Como tudo na vida, exagero atrapalha.
    Quanto ao abandono de blogs, não sei, mas tenho a impressão de que muitos começam um projeto (considero um blog um projeto) e depois se envolvem com outras coisas, e descartam os pobrezinhos. Eu mesma, abandonei meu outro blog (Clube do Livro) não por vontade própria, mas porque meus amigos não estão mais interessados em fazer os encontros e tal. Dei um prazo: até junho se não voltarmos a nos reunir, eu deleto o blog. Senão será mais um "lixo" na internet. Muitos não se dão o trabalho de desativá-los, na esperança de um dia voltar. Acho que é isso.
    Gostei muito de ver vc por aqui!! Vou visitar seu post agora.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi de novo, Andy.
    Valeu, menina. A gente vai "trocando figurinhas".
    Bom domingo e até a próxima.

    ResponderExcluir
  4. É, Andréa... no início eu não tinha noção do quanto ficávamos expostos até que um dia pessoas que nem possuem face (ou não estão no meu) começaram a me perguntar ou especular sobre coisas que eu havia postado. E olha que muitas vezes eu nem era direta sobre o assunto. Putz!
    Bom, com relação ao dedinho nervoso, eu sempre tive receio de clicar nessas coisas. Afinal coisas que vem fáceis demais custumam ir na mesma velocidade. Com relação a internet, elas fazem estragos na mesma velocidade.
    Estou amando as dicas, viu? Beijos! Lu

    ResponderExcluir
  5. Oi Luciane!! Adorei ver seu comentário aqui!! Apareça sempre, viu?
    Devemos mesmo ficar atentos, pois muitas vezes a internet nos envolve e acabamos escrevendo e publicando mais do que devíamos. É só ter bom senso e calma, nada de ir clicando tudo por aí. Continue assim ;-)
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Legal!!! Muuuuuuuuuuuuuuuuito importante mesmo!!
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  7. Pensei em uma frase hoje: o Facebook é uma forma de manter contato com aqueles que já não temos mais contato... !

    ResponderExcluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy