quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

E-mail falso Santander

Olá.
Mais uma tentativa de phishing...
Meu amigo recebeu um e-mail do Banco Santander, solicitando para atualizar os seus dados, blá blá blá.  Notei dois detalhes interessantes.  Um deles é que a criatura que enviou o e-mail deve ter conhecimento de que a empresa que trabalhamos realmente utiliza o Banco Santander para pagar seus funcionários.  Provavelmente enviou para endereços aleatórios, incluindo os de nossa empresa.  O segundo detalhe é que o phisher não teve nem sequer o cuidado de conferir o texto, o coitado matou o nosso bom e velho português...  Observe a concordância da frase que aparece abaixo:



Sempre falo no meu blog, aliás todo mundo fala, alerta, avisa... mas usuário é fogo.  O dedinho nervoso é mais forte, e ele não hesita em clicar no bendito botão.  Paciência... :-)

Algumas dicas importantes.  Bancos geralmente não enviam e-mails para seus clientes, pedindo dados ou atualizações.  Na dúvida, ligue para o banco e confirme.  Outra coisa: quando você está dentro do site da sua conta, em páginas do banco que solicitem dados pessoais, sempre aparecerá um cadeado fechado no canto inferior direito ou superior esquerdo, dependendo do navegador.  Além disso, na barra de endereços aparecerá "https://www..." ao invés de "http://www..."  Estes são indicadores de que a comunicação está sendo feita de forma segura, somente entre o banco e o usuário da conta.  Nos casos de páginas falsas, ao clicar no link indicado na mensagem, você irá notar que a URL que aparece na barra de endereços não é a URL do banco.

Confira no próprio site do banco o alerta:
http://www.santander.com.br/portal/gsb/script/templates/index.do?page=2429

Bjs,

Andy

4 comentários:

  1. Oi, Andy.
    A propósito do seu comentário lá no meu Blog (que só hoje eu pude responder), segue a transcirção do que eu disse por lá:

    FERNANDO disse...
    Oi, Andy.
    É verdade. Aliás, já abordamos esse tema em outras oportunidades e sugerimos alguns programinhas que integram essa função. Em última análise, é mais fácil instalar um deles do que outro pacote de aplicativos de escritório, mesmo que seja gratuito.
    Obrigado pela visita participativa e minhas desculpas pela demona na resposta.
    Abração.

    16/03/11 08:10

    A propósito, gostei muito do seu espaço (que também só hoje vim conhecer). Pena que não vejo postagens mais recentes do que esta, o que me leva a crer que você está pensando em descontinuá-lo. Seria uma pena.
    Abraços e até uma próxima oportunidade.

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernando.
    Eu não estou pensando em descontinuar o blog não!! Só não tenho postado com muita frequência, as atribulações do meu cotidiano não deixam... rs Quanto ao seu blog, você é fantástico, posta todo dia, me conta como você consegue isso!!
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Estou recebendo varios desse. E hj Recebi um com uma intimação do ministerio publico. Cuidado com esses emais pessoal!!!

    ResponderExcluir
  4. É isso mesmo!!
    Fiquemos de olho... 8-|
    Bjs

    ResponderExcluir

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy