terça-feira, 21 de julho de 2009

Algumas diferenças entre IDE e SATA

O leitor do blog João Carlos levantou uma dúvida, e resolvi fazer uma postagem sobre os dois padrões de HD mais utilizados ultimamente: IDE e SATA. A diferença entre eles é, além da velocidade, sua forma de transmissão de dados.

IDE (Integrated Drive Electronics): também conhecido como PATA (Parallel Advanced Technology Attachment). Os HD´s IDE possuem velocidade de até 133MB/s. Os mais conhecidos são: ATA-33 (33 MB/s), ATA-66 (66 MB/s), ATA-100 (100 MB/s), ATA-133 (133 MB/s). Utilizam um cabo flat IDE paralelo de 40 ou 80 vias.

Cabo flat IDE 80 vias

Alguns cabos permitem a ligação de dois HD´s, que é o limite para cada porta IDE da placa-mãe. Neste caso os HD´s deverão ser configurados para Master ou Slave (vide explicação na postagem seguinte). Este padrão é utilizado também pelos drives de CD e DVD atuais. O conector que fica na parte traseira do HD tem 40 pinos.

Conector IDE

O conector de alimentação é o padrão Molex de 4 pinos: 1 pino para 5 volts (vermelho), 1 pino para 12 volts (amarelo) e 2 pinos para terra (preto).

Conector de alimentação do padrão IDE

Alguns modelos possuem um buffer de até 8MB, o que permite uma melhora de performance do HD.

SATA (Serial Advanced Technology Attachment): possuem velocidade de transmissão de 150 MB/s ou 1.5 Gb/s (conhecidos como SATA I ou SATA-150) e 300 MB/s ou 3Gb/s (conhecidos como SATA II ou SATA-300). Utilizam um cabo Serial ATA que possui somente 7 vias (2 vias para transmissão, 2 vias para recepção e 3 vias para aterramento). Sua menor espessura permite que ocorra uma melhor ventilação e melhor circulação de ar na parte interna no gabinete. Só é permitida a ligação de 1 HD por porta.

Cabo de comunicação SATA

O conector de alimentação tem 15 pinos. Cada tensão é fornecida por 3 pinos ligados lado-a-lado: 3 pinos para 5 volts, 3 pinos para 12 volts, 3 pinos para 3.3 volts, 5 pinos para o terra e 1 pino para staggered spinup (nova funcionalidade dos HD´s mais modernos). Alguns HD´s SATA ainda possuem o mesmo conector Molex de 4 pinos do padrão IDE, porém neste caso não existe ligação para a tensão de 3.3 volts. Sem esta voltagem, a funcionalidade hot plugging fica desabilitada no HD.


Conector de alimentação do padrão SATA

Se a sua fonte de alimentação do gabinete não possuir o conector acima, as ligações devem ser feitas através de um adaptador Molex – SATA:

Adaptador Molex-SATA

Os modelos SATA possuem memória buffer que varia de 2MB até 32MB, o que representa uma significativa melhora de performance do HD.

A próxima postagem será sobre instalação física do HD.

Até lá!!

Bjs,

Andy

6 comentários:

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy