sexta-feira, 5 de abril de 2013

Facebook Home

Você que já se achava "viciado" em Facebook... vem aí o Facebook Home!!

Ontem (dia 04/04/2013) foi lançada a plataforma Facebook Home, que faz a integração da rede social aos smartphones que possuem o sistema Android. Já está sendo chamado - e com toda a razão - de "Facebook Phone". Ao ser instalado, ele funcionará como uma espécie de skin, onde configurará no primeiro plano do seu celular algumas funcionalidades do Facebook, como últimas mensagens e fotos postadas dos seus amigos, por exemplo. Ou seja, o Facebook Home irá transformar a tela inicial do seu smartphone em algo mais social. Citando as próprias palavras de Mark Zuckerberg: "Hoje, nossos telefones são desenvolvidos em torno de aplicativos, não de pessoas. Nós queremos mudar isso". Compatível, por enquanto, com apenas alguns modelos dos fabricantes HTC e Samsung, estará disponível para download gratuito no site a partir do dia 12/04/2013.


Agora minha opinião ;-)
Com todas estas informações, podemos concluir que os celulares não serão os mesmos após o Facebook Home. Nem os celulares, nem as pessoas!! Isto porque hoje já podemos notar que muitos de nós (sim, eu me incluo nessa também) já gastamos muito do nosso tempo disponível utilizando as redes sociais, mais especificamente o Facebook. Não sou muito fã da ideia de centralizar algumas coisas. Se eu quiser acessar o Facebook no meu celular, seja na rua, no trânsito, na fila... eu vou abrir o aplicativo e inserir a senha. Pronto! Não vejo com bons olhos, a princípio, um aparelho dentro da bolsa, vibrando ou tocando a cada mensagem ou atualização no Facebook ou qualquer outro aplicativo que seja. Acho um tanto neurótico, ficar o tempo todo online, sabendo tudo o que acontece com um e com outro. Tudo tem suas vantagens e desvantagens, não vou crucificar ninguém aqui, ok? Se você perde um tempo e configura o seu aplicativo conforme suas necessidades mais imediatas (por exemplo, para exibir atualizações de seus filhos), ótimo, maravilha!! Mas todos nós sabemos que a maioria das pessoas, adeptas ao "Next, Next, Finish", não vão fazer isso.

Porém, como a tecnologia e o tempo não param, tudo isso é totalmente compreensível. Os idealizadores deste projeto precisam raciocinar em como melhorar o serviço, de acordo com a mudança de comportamento das pessoas. Diante da correria do nosso dia-a-dia, o que nós consumidores precisamos? Praticidade de ter a mão o que é mais utilizado, já que precisamos fazer muitas coisas ao mesmo tempo, e acessar somente o que é mais importante. Isto exige de nós uma maior organização para configurar o que for essencial. Só assim a ferramenta realmente facilitará a nossa vida. O que isto tudo significa? A princípio, alguns cliques a menos...

Concluindo: vamos aguardar pra ver onde tudo isso vai dar!!

Bjs,

Andy

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seus comentários, dúvidas, sugestões!!
Bjs,
Andy